Planetário Indígena e|Epidemik até domingo

0
866

Foto:

Planetário atrai estudantes para as exibições

Estudantes que visitam a Estação Ciência podem entender melhor como os índios vêem o céu e interpretam seus elementos no “Planetário Indígena”, instalado no piso superior do Centro de Difusão Científica da USP da Rua Guaicurus (1394). O Planetário Indígena faz parte da programação da Semana de Arte e Cultura, promovida pela Universidade de São Paulo em diversos órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. As exibições acontecem até domingo, 26.
Para as apresentações especiais, o planetário do acervo permanente da Estação Ciência foi adaptado para mostrar ao público (visitantes e estudantes) a visão dos índios sobre os mistérios do universo. As sessões acontecem durante todo o horário de funcionamento da Estação Ciência.

Epidemias

Além do planetário, o visitante terá a oportunidade de conhecer a exposição Epidemik que também fica até domingo no Centro de Difusão Científica da Guaicurus. Concebida na França pela Cité des Sciences et de I’Industrie/Universcience, a mostra brasileira é resultado de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e a Sanofi-Aventis, com apoio da Lei Rouanet de incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Epidemik apresenta um panorama das principais epidemias mundiais e comportamento das populações em situações de crise, desde o período Neolítico até os dias atuais, com destaque para aspectos sociais e culturais além das descobertas científicas e avanços nas políticas de saúde.
A grande sensação de Epidemik é o videogame coletivo (para 40 jogadores) que simula cinco diferentes cenários, conhecidos ou fictícios, como atentados bioterrorista de peste pulmonar em Nova Iorque, gripe pandêmica em Cingapura, Malária em Bamako e Aids em Paris, Moscou e Rio de Janeiro. Um quinto jogo sobre a epidemia de Dengue no Rio de Janeiro em 2008 foi desenvolvido especialmente para a versão brasileira com conteúdo preparado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz. Outras atividades que integram a programação estão disponíveis no site da Estação Ciência (www.eciencia.usp.br).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA