Desvendando|o céu

0
1501

Foto:

Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia

O universo é objeto da curiosidade humana desde sempre. O número infinito de estrelas e galáxias estimula a nossa imaginação. Já mandamos o homem à Lua e as viagens pelo espaço são mais comuns a cada dia. A astronomia é a ciência que estuda o universo e seus elementos.
“Daqui da terra, o céu é a única paisagem que é vista em todos os lugares”, diz o professor Walmir Thomazi Cardoso, mestre em História da Ciência, professor de Física da PUC (SP) e um dos diretores da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia, que tem sua sede no bairro do Sumaré desde 2007.
A Sbea é uma sociedade sem fins lucrativos voltada para o estímulo ao estudo da astronomia. Além de consultoria, promove cursos sobre astronomia para iniciantes e gente com mais informação. Ela iniciou fazendo viagens de estudos com estudantes para observar o céu. “Neste período, levamos cerca de 150 mil pessoas para olhar o céu”, informa Walmir.
“O universo sempre atraiu a nossa curiosidade. Para quem quer começar a observar o céu, um binóculo de 7×50 vai divertir, ajuda a ver melhor o céu e já é um bom começo”.
Além de prestar este tipo de serviço, a Sbea adquiriu um planetário-móvel. “Tem tudo de um planetário e no seu interior inflável pode-se simular o céu e ajudar ao espectador a fazer uma imersão impossível para quem vive em grandes cidades como a nossa”.
A sociedade promove cursos abertos de astronomia. São cursos básicos e o aluno precisa ter o ensino médio. Os cursos têm início quando são formadas as turmas. Duram quatro semanas, incluindo uma saída para observar o céu.
Ver o céu de São Paulo é possível? O professor Walmir explica que a poluição atmosférica e o excesso de luz dificultam, mas se você for em um lugar mais deserto, um parque por exemplo, em uma noite sem lua e sem nuvens, poderá observar muita coisa. Com um telescópio, muito mais ainda. Mas nem todo mundo que tem o instrumento sabe utilizá-lo adequadamente. Saber como utilizá-lo é um dos cursos que a Sbea já promoveu e poderá voltar a promover se houver interessados.
O público que gosta de astronomia é muito variado. “Muita gente, depois de ver o céu, além da beleza descobre uma diversão!”, afirma Walmir, que apresenta programas na TV Escola e presta consultoria para os planetários da cidade.

Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia
Rua Aimberê, 1.568, Sumaré
www.sbeastro.org.br
Telefone 3673-1185 (à tarde)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA