Exposição homenageia|berço do Rock

0
1082

Foto:

Nenê(D), Cleber Falcão, Carlini e outros músicos como Oswaldo da Made in Brazil e Bororó(E) prestigi

“Um Século de Música, Um Século de Pompéia” é o nome da exposição organizada pelo Bourbon Shopping, que traça um paralelo da história do bairro com a da música, dando destaque para o surgimento de bandas de rock e bluseiros nas ruas da região. Os registros em forma de painéis tiveram a colaboração do Centro Cultural Pompeia, que guarda acervo sobre a história da Villa Pompéia, da época do seu surgimento, em 1910, quando vila era grafada com dois LL e a área era dominada por chácaras. 
Aliás, na exposição, o visitante pode conhecer a versão da história do nome da Pompeia. Segundo registro, uma explicação está numa homenagem à Aretusa Pompeia, esposa de um grande empreendedor da época.
De lá para cá a Villa perdeu um L e foi se transformando ao longo das décadas, não só com a instalação de grandes indústrias como a Matarazzo, mas também com a fixação de imigrantes italianos, espanhóis e húngaros que trabalhavam nas fábricas.
Mas o que a exposição destaca é que a Pompeia foi berço de bandas de rock e blues, entre as décadas de 60 e 70, como Os Mutantes, Tutti Frutti e Made in Brazil. Foi um período da instalação de centros culturais como o Sesc e da Feira de Arte que começou como o Arte na Rua.
Embalado pela história da música que confunde bairro e rock que Luiz Carlini da banda Tutti Frutti e Nenê Benvenuti de Os Incríveis participaram da abertura da mostra em homenagem aos 100 anos da Pompeia, terça-feira, 19. Ali eles se juntaram a Oswaldo do Made in Brazil e Bororó para relembrar a época que o som do rock e do pop ecoavam pela vila e invadiam o cenário musical brasileiro. “Os Mutantes fabricavam equipamentos e muita gente vinha de fora para comprar. Foi assim o começo do bairro do rock.”, explica Carlini.
Nenê morou 18 anos na Avenida Pompeia (864). “Tive um grupo (The Rebels) que fazia rock in roll”, relembrou ele. “Em 66 entrei para Os Incríveis, comecei a fazer sucesso e fiquei rico, bonito e babaca”, brinca Nenê.
A gerente de Marketing do Bourbon, Tatiane Piza, explica que amostra é a forma que a direção do shopping encontrou para homenagear o bairro. A exposição vai até dia 24, na Rua Turiaçu, 2100, na Pompeia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA