Campanha contra Aids continua neste sábado

0
963

Foto:

Agente fez testes no Sesc

O Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) foi marcado por uma ação conjunta da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, Sesc-SP e Agência de Notícias da Aids, com distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre a doença além de testes rápidos de Aids, na Área de Convivência da unidade Pompeia do Sesc.
A ação teve início no dia 16 de novembro com o Fique Sabendo, uma estratégia do Governo do Estado que a Prefeitura participa para estimular as pessoas fazer o teste. Segundo a diretora do Serviço de Assistência Especializada Paulo Cesar Bonfim – Lapa, Cristina Mendes de Almeida, o atendimento vai até este sábado (4) na Unidade do Serviço Especializado da Rua Tomé de Souza, 30, que abre especialmente, das 9h às 17h, para receber quem ainda não teve oportunidade de participar.
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 217 pessoas fizeram o teste no Sesc Pompeia. Uma delas teve resultado positivo. “Quanto antes for feito o diagnóstico, maior as chances de sucesso no tratamento”, disse a psicóloga da equipe de Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids, durante o atndimento na unidade Pompeia do Sesc.
A Aids (do inglês aquired immuno-defficiency syndrome) ou síndrome de imunodeficiência adquirida, é uma doença que conta com tratamento mas ainda não tem cura. O vírus que causa a Aids, o HIV, ataca o sistema imunológico, que protege o corpo contra doenças. Os danos causados deixam o organismo vulnerável a infecções “oportunistas”, que podem ser fatais. Uma pessoa pode ter HIV e não ter Aids. A doença pode levar anos para se manifestar e o vírus ser transmitido sem que a pessoa tenha desenvolvido a Aids, aumentando o número de infectados. A transmissão do vírus se dá por meio de relação sexual sem preservativo ou compartilhamento de seringas para injeção de drogas e também de mãe soropositiva para bebês antes, durante e depois do nascimento (amamentação). O uso correto de preservativos (camisinha) garante proteção contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. “A Aids não tem idade ou classe social, a gente atende pessoas de todas as faixas etárias, mas o grosso dos nossos pacientes são jovens entre 17 a 30 anos”, alerta a diretora do SAE Lapa. O serviço atende, normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h horas (Rua Tomé de Souza, 30). Informações: 3832-8618.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA