Temporal causa destruição e morte na região

0
920

Foto:

Árvore cai em cima de carro

Após um início de verão, em dezembro, sem grandes ocorrências por conta das chuvas típicas da estação, bairros como Pompeia, Lapa, Vila Hamburguesa, Vila Leopoldina e Jaguaré voltaram a viver o drama das enchentes na noite da quarta-feira, 5. Um forte temporal, que começou depois das 19h, derrubou árvores (várias de grande porte) em áreas residências e deixou uma vítima fatal. Trata-se de um morador de rua, que morreu afogado na região do Viaduto da Lapa. Segundo testemunhas, ele dormia embaixo da marquise quando começou a chover forte. O corpo do sem teto foi encontrado no início da madrugada da quinta-feira, 6, próximo ao Mercado Municipal da Lapa.
A Subprefeitura registrou 20 ocorrências para retirada de árvores e galhos que caíram por conta do temporal. “Desse total, 10 são registros relacionados a queda de árvores”, afirma o subprefeito da Lapa, Carlos Fernandes. Na Rua Duarte da Costa, uma árvore de 15 metros de altura tombou causando estragos no telhado de uma casa e em três veículos. Situação semelhante ocorreu na Rua Tomé de Souza, onde uma árvore de grande porte caiu, destruindo totalmente um Ford K e danificando parte de uma casa. Moradores da região tiveram que enfrentar a falta de energia elétrica a partir da noite da quarta-feira até as 6 horas da manhã da sexta-feira, 7. Ainda na City, nas Ruas Barão da Passagem Passo da Pátria, a água invadiu garagens e estabelecimentos comercias.
Na Pompeia, as chuvas voltaram a alagar as avenidas Pompeia e Francisco Matarazzo. As obras de construção de novas galerias nesta região, embora prometidas pela Prefeitura (SP Obras) ainda não foram licitadas, o que traz revolta e indignação por parte da comunidade. “Sabemos que são obras de porte e que não ficam prontas da noite para o dia. Mas esperamos por elas há mais de 15 anos. Se a Prefeitura começasse a construir as novas galerias neste mês de janeiro, no próximo verão a obra não estaria concluída, o que significa que ainda vamos passar nova temporada alagados. Isso é triste, vergonhoso e revoltante”, desabafa um comerciante e morador que prefere não ser identificado.
A Prefeitura diz que está tudo pronto para a divulgação do processo de licitação para a construção das novas galerias (Córregos Água Preta e Sumaré) e que a publicação no Diário Oficial deve ocorrer nos próximos dias.
Na Leopoldina, onde não existe nenhum projeto de drenagem em estudo, as fortes chuvas alagaram, novamente, os baixos do Viaduto Mofarrej.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA