Jornalismo engajado

0
956

Na segunda quinzena de janeiro, a redação do Jornal da Gente passou a atender (por e-mail, telefone, cartas e visitas pessoais à sede do jornal) moradores e moradoras, preocupados e até mesmo assustados com possíveis desapropriações na Lapa de Baixo por conta da Operação Lapa-Brás, uma série de intervenções regionais coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
A angústia dos leitores que nos procuravam era amparada por um fato que somente no dia 19 de janeiro chegava ao nosso conhecimento. O movimento Minha Lapa Minha Vida, ao sobrepor o mapa indicativo da área de abrangência da Operação Lapa-Brás com um mapa virtual (internet) da cidade de São Paulo, descobriu que as intervenções urbanas projetadas pela Prefeitura avançavam em direção à área residencial e comercial da Lapa de Baixo.
Diante de tamanha repercussão do trabalho realizado pelo Minha Lapa Minha Vida e da intensa manifestação dos leitores, redação e diretoria do Jornal da Gente se mobilizaram na organização de um seminário no qual a Prefeitura pudesse esclarecer a questão das desapropriações, trazendo para o centro do debate a Operação Urbana Lapa-Brás.
Foram cinco dias, intercalados por feriado prolongado, de intensos contatos com a equipe de Miguel Bucalem e com o próprio secretário, convidando-o a participar do Seminário Comunidade e Cidadania. Também nos mobilizamos para acertar com a diretoria das Faculdades Rio Branco e Fundação Rotarianos de São Paulo – a quem expressamos sinceros agradecimentos –, o uso do auditório do campus localizado justamente na Lapa de Baixo. Também convidamos para o debate o presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto, que por conta de compromissos já assumidos não pode comparecer.
Todo esse esforço em levar adiante um modelo de jornalismo compromissado com interesses comunitários foi plenamente recompensado: durante quase duas horas, o secretário Bucalem, militância do Minha Lapa Minha Vida e moradores foram protagonistas de um debate democrático e de alto nível a respeito dos rumos da Operação Urbana Lapa-Brás, pela primeira vez apresentada diretamente à comunidade lapeana. O auditório da Rio Branco ficou lotado e uma sala de aula acabou sendo transformada em auditório auxiliar, acolhendo mais pessoas, que puderam acompanhar o seminário pelo telão.
Ao longo do ano, os Seminários Comunidade e Cidadania prosseguirão com debates não só das Operações Urbanas Lapa-Brás e Água Branca, mas também de temas em áreas importantes como Saúde, Educação e Assistência Social. Tudo isso reforça o perfil do JG: uma publicação, pautada em sólidos princípios éticos e 100% engajada com as comunidades locais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA