Questões ambientais

0
830

Prestes a ganhar um novo ponto de coleta de lixo reciclável, que será instalado na Praça Cornélia em abril, a região da Sub Lapa precisa repensar, com urgência, sua política ambiental em relação a esse tipo de atividade.
A deterioração do Ponto de Entrega Voluntária Monitorado (PEV-M), instalado em 2008, próximo á área de estacionamento do Clube Escola Pelezão, acende um sinal de alerta. Inaugurado com a presença do prefeito Gilberto Kassab, o ponto deveria servir de modelo para o resto da cidade. Naquela ocasião Kassab dizia “a Lapa está dando o primeiro passo e faz com que nasça esse projeto para ser copiado por outras regiões”. A proposta era, de fato, digna de elogios. O PEV-M receberia lixo plástico, papel, latinhas de refrigerante e cerveja, além de óleo de cozinha. O usuário que chegasse ao local para descartar esses produtos seria atendido por monitores especialmente treinados para esse fim.
Passados três anos, o projeto original está totalmente desfigurado, conforme mostra reportagem publicada nesta edição: containeres deteriorados, lixo acumulado fora deles, nada de monitores para orientar a população.
Cabe ao subprefeito Carlos Fernandes retomar, no curtíssimo prazo, a proposta inicial da Prefeitura, recompondo esse ponto de coleta de modo que ele volte a ser um PEV-M. O caráter de urgência dessa tarefa se dá por conta da proposta de implantação do ponto de coleta na Praça Cornélia. Não faria sentido entregar à população um novo posto para descarte de material reciclável sabendo que aquele entregue em 2008 não funciona de maneira adequada e, longe de ter um papel educador, apresenta-se como algo equivocado do ponto de vista ambiental.
Seja na Lapa, na Leopoldina ou em qualquer outro bairro da região, os pontos de coleta seletiva instalados nos bairros da região só cumprirão suas funções básicas se forem inseridos no contexto de uma política local de meio ambiente. O subprefeito terá a chance de discutir e implementar tais diretrizes a partir do processo eleitoral que em março elegerá os novos membros do Conselho Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Subprefeitura da Lapa (Cades Lapa).
Por força de um regimento próprio, o presidente do Cades Lapa é sempre o subprefeito. Assim, caberá a Carlos Fernandes a tarefa de estruturar a gestão do novo Conselho de modo a torná-lo um fórum que estude, avalie e debata as principais questões ambientais no nível regional e, junto com as comunidades locais, proponha projetos e soluções concretas. A Conferência Regional do Meio Ambiente, que a Sub Lapa organiza neste sábado, é ponto de partida da implantação de uma política ambiental que nos garanta qualidade de vida com desenvolvimento sustentável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA