Lu Alckmin cria novos cursos no Parque

0
1126

Foto:

Primeira-dama participa do reinício das atividades do Cento de Convivência do Idoso

Da sede do Fundo Social de Solidariedade do Estado, no Parque da Água Branca, a primeira-dama Maria Lúcia Alckmin, ou Lu Alckmin como é tratada, falou ao JG sobre sua nova gestão na presidência da entidade. O posto não é novidade para ela. Lu Alckmin já ocupou o cargo entre o ano de 2001 e 2006, quando seu marido Geraldo Alckmin foi governador, após a morte de Mário Covas. Naquele período, ela deu ênfase a área social e de capacitação e geração de renda com destaque para os cursos da Padaria Artesanal, modelo que pretende repetir a frente do Fussesp.
Sem entrar na polêmica da gestão de Deuzeni Goldman, ela elogiou o Espaço PraLer, instalado por sua antecessora, e prometeu dar continuidade aos projetos já existentes, entre eles a Praça do Idoso, o Visão do Futuro (que detecta crianças com baixa visão para doação de óculos) e campanhas como a do Agasalho e a Consciência Alimentar. Ao falar sobre o projeto da Padaria Artesanal, Lu Alckmin se emociona. “A padaria surgiu quando eu era voluntária da Dona Lila Covas. Um dia em 2000, eu estava na Zona Leste falando para mulheres muito pobres e notei que elas não prestavam atenção em mim, até que uma delas disse que estava com fome. Aquilo me cortou o coração, perguntei o que eu poderia fazer. Elas disseram que queriam comer pão. No ano seguinte, o governador Covas faleceu, o Geraldo virou governador e eu assumi o Fundo Social. A primeira coisa que fiz foi, o que elas me pediram, ensinar as pessoas a fazer pães, para ter uma melhor alimentação”, revela a presidente do Fundo Social.

Capacitação
Lu Alckmin está implantando novos cursos de capacitação no Parque da Água Branca: a Escola de Moda (está prevista para início em 18 de abril, no piso térreo do Fundo), a de Imagem Pessoal e a de Gastronomia e Hotelaria (terá início em agosto por causa da reforma do prédio). “(Nos cursos da Escola de Moda) as pessoas são encaminhadas por entidades sociais. O objetivo é qualificar as pessoas carentes e desempregadas da periferia”.
A Padaria Artesanal começa segunda-feira, 14, mas enquanto um galpão do parque passa por reforma, as aulas serão em uma cozinha do Palácio Bandeirantes. “Vou continuar neste foco de qualificação por que existe emprego, mas não existem pessoas qualificadas. A nossa preocupação é ajudar as pessoas ter oportunidade de trabalho”, enfatiza a primeira-dama.
No último dia 28 ela madrugou no Parque (6h30) para o início das atividades do Centro de Convivência do Idoso que oferece 19 oficinas gratuitas.
Lu Alckmin participa do início das aulas da Padaria Artesanal, segunda-feira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA