Encontro debate os rumos da Educação

0
995

Foto:

Sociólogo Cesar Callegari fala sobre desafios da Educação

Na retomada da série de encontros À Mesa com Empresários, segunda-feira, 21, mais de 100 pessoas tiveram a oportunidade de ouvir e debater com o sociólogo Cesar Callegari, o panorama dos sistemas educacionais (público e privado) no Brasil. O evento, iniciativa do Jornal da Gente e Página Corporativa (divisões da Página Editora), reuniu, no salão do Espaço Armazém (Vila Leopoldina), educadores da região (ensino público e privado), além de empresários de outros setores.
Callegari, que é membro do Conselho Nacional de Educação, centrou sua palestra nos artigos do Plano Nacional de Educação, que traça matérias e diretrizes para o sistema educacional brasileiro em todos os níveis nos próximos dez anos, cuja aprovação depende de votação na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Estão previstas, entre outras metas, a erradicação do analfabetismo (o Brasil conta com 14 milhões de analfabetos), a valorização dos profissionais da educação – universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
Diante do conteúdo expresso no Plano e do desenvolvimento do país, Cesar Callegari se mostrou otimista quanto ao futuro da educação no Brasil, mesmo levando em conta as dificuldades em se enfrentar um grave problema: a grande taxa de analfabetismo somada ao número de analfabetos funcionais (50 milhões de pessoas). “Temos como avançar (melhorar os índices que medem o desempenho do sistema de educação) e existem meios para isso. É o caso do Projeto de Lei (em tramitação) sobre a Responsabilidade Educacional. O objetivo da Lei é garantir níveis mínimos de qualidade para a educação básica brasileira, com punições aos gestores que não conseguirem alcançar esses patamares”, afirma o sociólogo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA