A despedida de um grande líder regional

0
1845

Foto:

Amigos prestam última homenagem a José Benedito Morelli

Após a confirmação do falecimento de Boneli, aos 62 anos, na manhã de quinta-feira, amigos e companheiros de caminhada se mobilizaram para a organização das últimas homenagens ao grande líder comunitário.
O velório do Cemitério da Lapa, ou da Goiabeira como ele dizia, foi preparado para virar a noite na recepção dos amigos que conquistou durante os 62 anos de vida. Durante toda a madrugada de sexta-feira, moradores da comunidade, representantes de entidades, presidentes de escolas de samba da região, religiosos e empresários passaram pelo velório.
Assim foi seu último evento, reunindo as pessoas carentes e as mais ricas no mesmo lugar. As pessoas se emocionaram durante o cortejo que levou seu corpo para a lápide próxima ao muro que dá para a Avenida Queiros Filho, onde fica o PS Lapa. Um dos locais que mereceu sua dedicação na luta por melhor atendimento à população.
Assim era Boneli, ele brigava pela comunidade e gostava de fazer festas para unir as pessoas. Mesmo depois de descobrir que estava com o câncer no pulmão, há cerca de seis meses, ele ainda organizou e participou de vários eventos como o Natal Comunitário na Praça José Roberto, em dezembro, e o último deles: a Homenagem ao Dia Internacional da Mulher em parceria com a Associação Comercial, este mês.
Seu legado fica e muitas de suas lutas pela comunidade devem continuar.

“Um lutador que dedicou sua vida na perspectiva de melhorar a situação da população e também o cenário urbano da regional, atuando em tempo integral”. (Adaucto Durigan, ex-subprefeito da Lapa)

“Lutou como ninguém por aquilo que mais amava: a Lapa. E isso tem quer reconhecido e admirado. É um exemplo para todos nós”. (Carlos Fernandes, subprefeito da Lapa)

“Era um líder comunitário de primeira linha. Uma pessoa sempre alegre e muito festeira. Um lutador”. (Clodoaldo Henrique de Oliveira, Associação Amigos da Vila Leopoldina)

“O que fica de Boneli? Fica a Lapa. Esta é Lapa dele. Este é o bairro por quem ele lutou. Só esta lembrança basta. Mas em determinados momentos, a Lapa não o reconheceu”. (coronel PM da reserva, Luiz Nakaharada)

“Fica a lembrança da harmonia, do trabalho voluntário. Fica o sentimento de profundo respeito pelo ser humano”. (Marco Antônio Escudeiro, diretor do Consabs)

“Com perseverança, temos que continuar o legado que ele nos deixa. Um legado que com certeza supera pequenos defeitos de sua personalidade”. (Mário Hermelino, advogado)

“Vai faltar um pedacinho da Lapa”. (Luizinha, presidente da Escola de Samba Império Lapeano)

“Foi um pessoa que ajudou muita gente aqui na Lapa. Pouca gente fez o que ele fez”. (Abílio Talstadi, empresário)

“Foi uma das pessoas mais incríveis que conheci. Ele mantinha a humildade e ternura no momento certo. Também no momento certo sabia ser enérgico e brigar pelos interesses da comunidade. Ele   é uma figura inesquecível”. (Helena Maria Diniz, conselheira da OAB-SP)

“Ele foi um cara muito realizado. Viveu intensamente a Lapa. É muito esquisito ver o Boneli, assim, quieto, calado. É uma ausência palpável que será sentida em todos os eventos daqui para frente”. (Soninha Francine, ex-subprefeita da Lapa)

“Boneli foi um grande lutador. Muitas vezes incompreendido, caluniado. Nunca negou nada para ninguém. Onde tinha um problema ele era o primeiro a chegar e ia em busca de uma solução”. (Walter Rivetti, empresário)

“Vivemos um momento muito triste. Boneli era a Lapa. E a Lapa era Boneli. Ele era um homem que representava a população mais humilde e, ao mesmo tempo, transitava nos altos escalões da política. Deixou um vazio que vai ser difícil de preencher. Mas todos os seus amigos, certamente, continuarão sua obra. Desconheço alguém que tenha defendido a Lapa tanto quanto fez o Boneli. Ele viverá nos nossos corações”. (Alda Marco Antônio, vice-prefeita de São Paulo)

“Convivi com Boneli por 10 anos, tempo suficiente para entender o valor de um lapeano entregando-se às causas populares da região da Lapa”. (Wagner Sanches, educador).

“Um grande amigo que deixa um exemplo de luta”. (Gerson Nunes, educador)

“Fica a imagem e lembrança de um homem que respirava Lapa dia e noite. Ele guardava o bairro em seu coração. Sempre serviu e socorreu a todos os lapeanos”. (Gaetano Brancati Luigi, ACSP)

“Ele é um líder insubstituível. A Lapa perde muito com a sua morte, mas hoje ele está descansando numa dimensão maior”. (Antonio Djalma de Magalhães, Associação Amigos do Jardim Humaitá)

“Boneli foi uma pessoa maravilhosa que sempre lutou pelos bairros da região da Lapa. Era um líder nato. Carnavalesco nato. Perdi um grande companheiro, fiel em todos os sentidos”. (Paulo Garcia, Botafogo Futebol Clube da Vila Leopoldina)

“Vai ficar um vazio enorme e uma saudade gigante. Sua morte deixa um buraco imenso que ninguém vai repor. Eu olho para o meu bairro e vejo que tudo o que temos lá de equipamento público – praça, campo de futebol, escola – foi conquistado por conta da grande luta do amigo Boneli. Foram 25 anos de luta hoje estou órfão. Perdi meu grande mentor. Perdi alguém que acreditava que o mundo tinha jeito, bastando acreditar no ser humano”. (Lúcia Oliveira, Associação Amigos da Vila Piauí)

“Vamos falar com toda sinceridade: Não há quem o substitua nesse trabalho voluntário em prol da comunidade”. (Zenon Alves, vice-presidente do Consabs)

COMPARTILHE
Artigo anteriorCorreios e seus parceiros
Próximo artigoANIVERSÁRIO I

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA