Praça oferece atividades

0
1463

Foto:

Praça oferece atividades

Depois de passar por uma revitalização no ano passado e receber novos equipamentos, a Praça Irmãos Karman oferece aos frequentadores, sem limite de idade ou sexo, aulas gratuitas de alongamento (segunda e quarta, das 9 às 10h) e de tai-chi-chuan (terça e quinta, das 8h30 às 9h30).
O Hospital Samaritano, em parceria com a Subprefeitura da Lapa, patrocina essas atividades e custeou a revitalização dos 1.913 m2  da praça.
Gerusa Aragão é a professora responsável pelas aulas de alongamento. Formada em educação física e especializada em fisiologia do exercício, ela informa que “toda atividade física traz muitos benefícios às pessoas, além de promover o contato social entre os participantes. É benéfico para o controle dos níveis de colesterol, redução das taxas de diabetes, além de recomendável para quem tem artrite e artrose entre outras doenças, além de ser bem divertido”.
Em outubro de 2010, Gerusa lembra que tinha cinco alunos, no máximo. “Com o passar do tempo, os frequentadores da praça foram conhecendo as atividades e hoje reune cerca de 30 pessoas. As aulas estão abertas para quem quiser praticar, não importa a idade”, diz a professora. Ela lembra que antes de qualquer atividade física é necessário um atestado médico liberando-o para fazer exercícios físicos.
O tai-chi-chuan é uma arte marcial criada na China e é praticado em todo o mundo. As aulas são ministradas pelo professor Márcio Adalberto Gonçalves, formado em educação física e com mais de vinte anos de prática. “O tai-chi, também conhecido como meditação em movimento, pode ser praticado por qualquer pessoa sem limite de idade. Auxilia na coordenação motora, no equilíbrio, melhora o sono, relaxa e fortalece os órgãos internos entre outros benefícios”, diz o professor, que destaca que as aulas promovem a socialização entre os alunos.
Marli Loureiro Almeida é uma das moradoras do bairro que pratica as duas atividades físicas. “Sinto uma grande diferença para melhor com o alongamento e as aulas de tai-chi-chuan. Saio daqui mais leve”. Para Wanda Fonzeca Ebel, moradora do bairro, “nunca tinha feito nada disso. Comecei com o alongamento e depois o tai-chi-chuan. Além de me sentir bem fiz novas amizades com os colegas”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA