Núcleo Bartolomeu faz campeonato de poesias

0
710

Foto:

Roberta Estrela D’Alva comanda a Zona Autônoma da Palavra - um Slam brasileito

Um campeonato de poesias atrai amantes da arte para o Núcleo Bartolomeu toda segunda quinta-feira de cada mês, na Pompeia. Eles se reúnem para participar da Zona Autônoma da Palavra – um Slam Brasileiro. A ZAP é a noite do campeonato de poesia, propriamente dito. O encontro de abril será na quinta-feira, 14, das 19h às 23h, com a exibição de documentário inédito sobre a cultura hip hop paulistana.
O espaço foi criado por um grupo de atores, Roberta Estrela D’ Alva, Eugênio Lima e Lúcia Gabanini e a atriz e escritora Claudia Schapira, – que recebe fomento para divulgar a cultura no projeto da ZAP. A entrada é livre. A noite começa com a projeção do filme às 19h, depois o “Microfone Aberto” fica à disposição dos talentos anônimos e outros nem tanto que podem declamar e ler ou até cantar poesias e textos de autoria própria. Poetas, mc’s e escritores disputam o título da noite (o jogo entre poetas – o slam).

Regras
A noite dedicada à palavra falada surgiu da pesquisa da atriz – mc, Roberta Estrela D’Alva, entre 2007 e 2008, dentro de um projeto do Núcleo Bartolomeu chamado “Particularidades Coletivas”. “Comecei a pesquisar sobre o assunto. Dei uma procurada por aqui, e vi que ainda não tinha ninguém fazendo slams no Brasil”.
O Slam tem regras: a apresentação tem que ser feita sem nenhum acessório, figurino ou acompanhamento musical, os poemas devem ter no máximo três minutos (mais dez segundos de bônus) e a cada 10 segundos excedidos, um ponto é descontado do poeta concorrente. “Qualquer pessoa pode participar do Slam. É só se inscrever”, avisa a atriz – mc.
Ao todo são três rodadas. Por isso, quem deseja participar deve levar três poemas diferentes. Um júri formado pelo público escolhe os melhores poeta-competidor (o slamer). Aqueles que conseguirem as melhores notas chega à terceira rodada. O zapeão (campeão) da noite recebe um prêmio cultural como livros, cds e dvds. O Núcleo fica na Rua Dr. Augusto de Miranda, 786, na Pompeia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3803-9396.

Slam
Uma das diretoras do Núcleo Bartolomeu e escritora, Claudia Schapira, explica que o Slam foi criado por Marc Smith (em Chicago, nos anos 80) e traz uma renovação para a poesia oral, valorizando a arte da performance poética. Estima-se que exista pelo menos 500 comunidades de Slam no mundo, sendo que as maiores comunidades fora dos EUA estão na França e na Alemanha. A atriz-mc Roberta Estrela D’Alva vai representar o Brasil na “Coupe Du Monde – o Grand Slam de Poesie”, em Paris, um campeonato mundial de poesia falada com poetas slamers de 16 países, entre 31 de maio a 5 de junho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA