Desafios do Consabs

0
994

A retomada dos trabalhos do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs) após um período de inatividade por conta da morte do seu presidente, José Benedito Boneli Morelli, em março deste ano, abre um novo capítulo na história do associativismo regional.
O Consabs, como lembra o professor José Carlos de Barros Lima, uma das reservas morais da nossa região, precisa continuar seu trabalho, pois ao longo das últimas décadas se tornou referência comunitária. Moldado pelo jeito Boneli de ser, a entidade se destacou ao abraçar desde causas mais simples como pavimentação de ruas até bandeiras maiores como a luta pela construção de equipamentos de grande porte (escolas, postos de saúde, entre outros). O Consabs de Boneli também ficou marcado por fazer da vida comunitária ponto de encontro de confraternização, reunindo famílias e amigos em eventos que se tornaram célebres como o Arráiá da Lapa, por exemplo.
O novo Consabs que surge agora, sob o comando de Zenon Alves, amigo de longa data do falecido presidente, herda esse legado que, certamente, norteará as ações desenvolvidas daqui para frente.
Zenon tem um desafio que Boneli, meses antes de morrer, colocou a si mesmo: preparar a revitalização das Associações Amigos de Bairro, inserindo no contexto do associativismo regional uma nova geração de lapeanos.
Neste sentido, integrantes do Núcleo de Ação Local da Vila Romana (NAL) foram convidados a reestruturar a Associação Amigos da Vila Romana. O convite foi aceito pouco antes da morte de Boneli. Hoje, eles estudam o melhor caminho para retomada da Associação fundada em 1977.
Cabe a Zenon, com apoio de sua diretoria e dos conselheiros do Consabs, dar total respaldo a tal iniciativa, bem como incentivar o engajamento de novos personagens no trabalho de outras Associações Amigos de Bairro.
Essa fase que o Consabs começa a viver indica que a entidade se manterá forte, se firmes e consistentes forem a presença e trabalho das associações. Estas, por sua vez, precisam se preparar para o cenário de mudança, buscando criar projetos e programas que sensibilizem moradores da região a participarem da vida comunitária de seus bairros, passo fundamental para uma futura adesão aos quadros do associativismo regional.
O censo de 2010 aponta que nos distritos da Lapa, Leopoldina, Jaguaré e Perdizes (que inclui a Vila Pompeia) houve crescimento populacional com o incremento de quase 40 mil moradores. Quem são eles? O que fazem? O que pensam sobre os problemas e potenciais dos bairros onde moram? Nas respostas a esses inquietantes questionamentos pode estar a chave com a qual o associativismo de bairro abrirá as portas para iniciar o ciclo pós-Boneli.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA