Prefeitura garante reabertura do Sorocabana

0
907

Foto:

Prefeitura garante reabertura do Sorocabana

Diante de 130 pessoas, que participaram de mais uma rodada da série de encontros à Mesa com Empresários, terça-feira, 17, o secretario municipal de Saúde, Januário Montone foi enfático ao falar sobre os prazos da municipalização do Hospital Sorocabana. “Não se trata de uma questão de meses, mas sim de semanas”.
A mesa do evento, promovido pelo Jornal da Gente e realizado no Espaço Armazém (com apoio do Buffet Moreno´s, Ciesp Oeste e Sebrae Oeste), contou com a presença dos vereadores Gilberto Natalini (sem partido), Claudinho (PSDB), Paulo Frange (PTB) e Eliseu Gabriel (PSB), do subprefeito da Lapa, Carlos Fernandes, do secretário adjunto de Saúde, José Maria Orlando. Confira, a seguir (e no site
www.tudoeste.com.br/jg/hospital_sorocabana),
o que disse Montone.

Sorocabana Municipal

“Nossa preocupação, agora, é olhar para frente e promover o mais rápido possível a reabertura do Sorocabana. A melhor maneira(que encontramos para reabrir o hospital) foi a municipalização.Fizemos um Decreto de Utilidade Pública (terreno e prédio). Em seguida vamos entrar com o processo de desapropriação”.

“A partir da desapropriação efetiva, nossa intenção é separar a história respeitável da instituição da história do hospital, do ponto de vista do atendimento à população. A entidade (Associação Beneficente Hospitais Sorocabana) tem todos os direitos a serem preservados no mundo jurídico. Do lado atendimento à população temos um roteiro. A partir da decretação da desapropriação, a Prefeitura, se não houve um entendimento imediato com a entidade, fará um depósito do valor em juízo.  A partir desse momento a Prefeitura pedirá ao Judiciário a posse imediata do edifício para que possa colocar o hospital em funcionamento, sob gestão de uma organização social. Enquanto, isso o debate judiciário prosseguirá normalmente”.

Interferência zero

“Quero deixar claro que não há qualquer negociação em andamento, muito menos com a pessoa referida (Carlos Amorim, superintendnte do Hopsital Sorocabana, que tem pendências judiciais).  Estamos fazendo uma desapropriação e não há a menor possobilidade de interferência. Não me cabe fazer juízo de valor da pessoa citada. As questões  a serem resolvidas são questões do Judiciário e do Ministério Público. Não há a menor possibilidade de gestores anteriores participarem da futura gestão. O hospital só não mudará de nome, por conta da tradição. Ele será Hospital Municipal Sorocabana”.

Apoio comunitário

Montone, ao garantir a municipalização do hospital, pediu que a comunidade manifestasse, de forma concreta, apoio a medida, de forma a fortalecer o processo.  Sendo assim, um manifesto em favor damunicipalização do Hospital Sorocabana circula pelas várias esferas comunitárias para que moradores e empresários assimem o documento, que será entregue ao prefeito Kassab, Minstério Público e Poder Judiciário. (EF)

COMPARTILHE
Artigo anteriorAcontece
Próximo artigoDecisões na Saúde

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA