ACONTECE

0
980

BAILE MISS SIMPATIA
A sociedade Beneficente União Fraterna realiza o Baile Miss Simpatia, no próximo dia 9, a partir das 21h. A animação fica por conta da Banda Alto Astral. O salão fica na Rua Guaicurus, número 1, na Lapa. Outras informações pelo telefone 3672-0358 e 3873-9526.

FESTA JULINA
A Festa Julina da AALB – Associação dos Amigos da Lapa de Baixo será marcada por uma  tarde entre amigos, neste sábado, 2,  a partir das 14 horas, que também irá comemorar um ano de reabertura da AALB. A entidade realiza o evento em sua sede, na Rua Belchior Carneiro, 100, na Lapa de Baixo. O convite custa R$ 5,00. Outras informações pelo telefone 3611-0863.

EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais. Essa etapa da educação é destinada àqueles que não frequentaram a escola ou não conseguiram concluir o Ensino Fundamental. Podem se matricular jovens com, no mínimo, 15 anos completos, e não há limite de idade. Para se cadastrar, basta levar o RG e um comprovante de residência à escola de interesse. A lista de escolas com vagas disponíveis pode ser encontrada no site da Secretaria Municipal de Educação (http://www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/VagasEja.pdf).

SP MUN 2011
As Faculdades Integradas Rio Banco, com o apoio da Fundação de Rotarianos de São Paulo, vão sediar a 2ª edição do SP Mun 2011, de 6 a 10 de julho voltado para estudantes do Ensino Médio, o São Paulo Model United Nations, que visa à imersão dos jovens no universo das Relações Internacionais por meio de simulações de foros de discussão, regionais ou mundiais, nas quais são desenvolvidas habilidades essenciais para o cidadão dos novos tempos. O uso da oratória, retórica, pesquisa objetiva, persuasão, trabalhos em grupo, diplomacia e, principalmente, tolerância, está sempre presente na atuação e nos trabalhos do participante. Logo em sua primeira edição no mês de julho de 2010, o SP MUN contou com a participação de quase trezentas pessoas, incluindo organizadores e delegados que puderam discutir temas como Conselho de Segurança das Nações Unidas: a questão da Coreia do Norte, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados Acnur, dentre outros. Nesta edição, o evento conta com nove comitês que vão abordar os contextos das seguintes questões como o processo de pacificação de Serra Leoa; políticas de auxílio econômico e social aos cidadãos europeus e a construção da paz na Somália. O evento acontece de 6 a 10 de julho e reúne mais de 400 estudantes do Ensino Médio de todo Brasil. Abertura dia 6, às 19h, e o encerramento dia 10, será no Parlatino da América Latina. Nos demais dias, a programação será na sede das FIRB, na Rua José Maria de Faria, 111, na Lapa de Baixo. As inscrições podem ser feitas pelo site (www.spmun.org). 

MUSICAL
O musical New York, New York está em sua última semana no Teatro Bradesco ( no piso Perdizes do Bourbon Shopping). New York, New York é a primeira versão teatral produzida no mundo da obra homônima de Earl Mac Rauch, imortalizada na no cinema pelos atores Liza Minnelli, Robert De Niro e pelo diretor Martin Scorsese. A montagem retrata a história de amor entre a cantora Francine Evans (Alessandra Maestrini) e o saxofonista Johnny Boyle (Juan Alba), ambientada na América do pós-guerra. O musial também celebra os dias de glória da era das Big Bands. Há participação especial de Simone Gutierrez (Srta. Perkins). New York, New York tem direção de José Possi Neto e fica em cartaz até este domingo, 3 de julho (sábado 21h e domingo 19h). Ingressos entre R$ 30,00 e 170,00. O Teatro Bradesco fica na Rua Turiaçu, 2100 – Piso Perdizes do Bourbon Shopping, na Pompéia.

EMPREGO
A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, firmou parceria com o MTE- Ministério do Trabalho e Emprego para lançar, neste mês de julho, o “Sistema MTE Mais Emprego” que possibilita mais agilidade na busca por oportunidade de trabalho por meio de cadastro via internet. Além desse serviço, o sistema conta com outras ferramentas para facilitar a vida de empregadores e pessoas desempregadas. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, “o serviço irá atender o usuário que já entrou na era digital, tanto empregadores como trabalhadores, principalmente os mais jovens”. As pessoas que ainda não contam com computador; acesso a internet ou possuem dificuldades em utilizar a rede mundial, vão contar com toda estrutura do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho para fazer o cadastro e a busca. Unidade Lapa – Rua Monteiro de Melo, 342.

EMPREGO
O Emprega São Paulo, sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) – disponibiliza hoje 31.203 vagas de trabalho para diversos setores em todo Estado de São Paulo. As mais ofertadas são para operador de telemarketing, atendente de lanchonete, garagista, ajudante de motorista, promotor de vendas, emendador de cabos, entre outras. As cidades que mais ofertam vagas são São Paulo, com 5.118 vagas, seguida por Jundiaí com 1.372 vagas e Ribeirão Preto com 1.022 vagas, todas em diversos setores. Quem quiser se candidatar deve acessar www.emprego.sp.gov.br, fazer login e senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF e carteira de trabalho.

MODA INCLUSIVA
Termina dia 15 o prazo para inscrições no 3º Concurso Moda Inclusiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  O objetivo do concurso é contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todos tenham acesso igualitário aos produtos, bens e serviços disponíveis. A finalidade do concurso é promover importante debate sobre moda diferenciada, além de incentivar o surgimento de novas soluções e propostas em relação ao vestuário para as pessoas com deficiência.  O Concurso Moda Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi o primeiro realizado no Brasil e, segundo pesquisas, também inédito no âmbito internacional nesse formato. A Comissão julgadora selecionará os 20 melhores trabalhos, que participarão da segunda fase do concurso. Os 20 looks selecionados serão apresentados ao Corpo de Jurados no momento do desfile. Os critérios de avaliação serão: adequação ao tema; pesquisa, desenvolvimento e inovação; criatividade; estilo e linguagem de moda; e ficha técnica. Podem participar estudantes matriculados em instituição de ensino superior ou escola técnica, ou profissionais formados na área de Moda. Cada participante poderá concorrer com apenas um número de inscrição, que lhe dará direito apresentar até três trabalhos (looks). Para concorrer é preciso preencher a ficha de inscrição no hot site: http://www.sedpcd.sp.gov.br/modainclusiva/inscricao.php e enviar  um “look” (croqui e ficha técnica) para a sede da Secretaria (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda – São Paulo – SP – CEP: 01156.001).

CATA BAGULHO
A próxima Operação Cata Bagulho da Subprefeitura da Lapa acontece sábado, 2, nos bairros Jaguaré, Parque Continental, Vila Lajeado, Graziela e Nova Jaguaré. A coleta começa às 10h e vai até as 17h. Os objetos podem ser descartados das 7h às 10h em diferentes pontos, no perímetro da Avenida Escola Politécnica, Avenida Corifeu de Azevedo Marques, Avenida Doutor Francisco de Paula Vicente de Azevedo, Avenida Presidente Altino, Avenida Engenheiro Billings (Marginal Pinheiros). Na última operação, realizada no dia 25 de junho, a Subprefeitura Lapa retirou 49, 100 toneladas de materiais sem serventia das ruas do Jaguará, Vila dos Remédios, Jardim Marisa, Vila Santa Edwiges, Parque Anhaguera, Vila Piauí, Vila Diva e Vila Nilva. Já, o Cata Bagulho Eletrônico, recolheu um total de 348 Kg de materiais descartados das ruas na mesma região.

PESQUISA
Com o apoio da rede Nossa São Paulo e Câmara Municipal, desde o dia 15 de junho a subprefeitura Lapa está disponibilizando na Praça de Atendimento – Guaicurus 1000 – um questionário para a população avaliar o que julga prioridade na cidade. A consulta pública tem como principal objetivo conhecer o que os cidadãos consideram prioridade para a cidade em 2012 nas diversas áreas do poder público. O questionário contém cerca de 10 páginas. O questionário tem como base as pesquisas de Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município – IRBEM, realizada pelo IBOPE/Rede Nossa São Paulo. Todas as pessoas acima de 16 anos podem preencher o questionário por meio do site www.vocenoparlamento.org.br ou ir até a praça de atendimento da Subprefeitura da Lapa. O questionário deve ser entregue respondido no mesmo lugar em que foi retirado, até o dia 15 de agosto.

BALANÇO
Pioneira no cata-bagulho eletroeletrônico, e em parceria com a Coopermiti a Subprefeitura da Lapa fez um balanço do mês de janeiro até junho do que foi recolhido de produtos eletroeletrônicos nas operações: 1.417 equipamentos entre monitores LCD, TV, nootebooks, CPU, teclados, mouses, impressoras, scanner, modens/roteadores, carregadores, fontes, celulares, aparelhos de telefones, câmeras fotográficas, baterias, filmadoras, eletrodomésticos leves, médios e pesados, totalizando 6,63 toneladas de produtos. As operações são contínuas, e a coleta é realizada no mesmo dia da operação Cata Bagulho convencional.

TEATRO INFANTIL
O Continental Shopping promove o projeto Era Uma Vez, com apresentações teatrais aos domingos para todas as crianças que frequentam o shopping. Na programação deste domingo (3) está a peça “Saltimbancos” que conta a história de quatro animais cansados de trabalhar e serem maltratados, então eles resolvem fugir e montar um grupo musical. Os Saltimbancos vão mostrar o quanto é importante trabalhar em equipe e desta forma o sucesso é garantido. Os espetáculos, sempre interativos, são uma ótima opção de lazer para as criançada que, junto dos pais, se divertem e interagem com os personagens. As apresentações são gratuitas e acontecem todos os domingos, no 3º Piso do shopping, às 11h30. Avenida Leão Machado, 100. Outras informações sobre a programação pelo telefone 3769-3769.

INCLUSÃO
O Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) em parceria com o Selur e Rotary Club, promovem a 5ª formatura da Turma do Programa de Aprendizagem Profissional de Surdos e Pessoas co Deficiência Física, na terça-feira, 5, às 15h, o no auditório das Faculdades Integradas Rio Branco, à avenida José Maria de Faria, 111, na Lapa de Baixo. De acordo com Susana Penteado, diretora do Cepro Rio Branco, trata-se da formatura da 5ª turma, na qual se formam 20 surdos e pessoas com deficiência física, respectivamente. Ela explica que o Programa é semelhante ao desenvolvido com os aprendizes na instituição.  “O curso possui o mesmo conteúdo do programa baseado na Lei do Aprendiz – 10.097. Durante o programa, os jovens passam por 400 horas de aula para desenvolver habilidades para a vida, noções administrativas e de atendimento, aprender Informática e reforçar os conhecimentos de Português e Matemática”. O objetivo do programa é estimular a inclusão de surdos e pessoas com deficiência física no mercado de trabalho. A cerimônia terá como paraninfo José Carlos do Carmo, coordenador estadual do projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência Física da Secretaria Regional Trabalho e Emprego São Paulo.

CONSEG LEOPOLDINA
O Conselho Comunitário de Segurança da Vila Leopoldina (Conseg Leopoldina) realiza a sua próxima reunião no dia 12 de julho, às 19h30, no C.D.M. (Centro Desportivo Municipal) da Rua Galileu Emendabili, 99, no Jardim Humaitá. Estarão presentes ops membros das polícias Civil e Militar,  delegado titular do 91 DP Luiz Claudio Ferretti e o comandante da 2ª Cia do 4º BPMM capitão PM Luís Fernando Guillon Pinto além de representantes da Subprefeitura, entre as autoridades.   
 
OFICINAS GRATUITAS
O Espaço Cultural Tendal da Lapa está com inscrições abertas para as oficinas  gratuitas. Dança do ventre, oficina de DJ, Teatro gestual, Dança Cigana, Arte integrada e Ballet Clássico para crianças estão entre as opções que inclui ainda Popularização do tango argentino, Dança de salão, Artes Plásticas, Teatro, Violão, Oratória e percussão/canto popular/danças brasileiras, entre outras. Os interessados devem fazer inscrição na administração do Tendal (Rua Guaicurus 1100 e Rua Constança,72) de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone 3862-1837.

TEATRO
“Doutor Faustus Liga a Luz” é uma narrativa dramática da escritora modernista norte-americana Gertrude Stein que está em cartaz no Teatro Cacilda Becker até 27 de julho, sobre o tema “Fausto”. Como o texto foi escrito no período em que se implantava a iluminação elétrica pública, a “luz elétrica” no espetáculo nos remete a uma metáfora do conhecimento e da tecnologia no mundo contemporâneo – um brilho artificial a empalidecer visualmente as forças da natureza. As apresentações, quintas e sextas-feiras às 21h, faz parte das comemorações dos 10 anos de existência da Cia.Nova de Teatro. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Ingressos a R$ 10,00 na bilheteria.O Teatro Cacilda Becker fica na Rua Tito, 295, na Lapa. Informações pelo telefone 3864-4513.

MPE BRASIL
O Sebrae-SP apresenta o MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, ao público da zona oeste, no próximo dia 4,  na Lapa. A programação do evento conta com uma palestra sobre criatividade e inovação e um talk show com empresários vencedores de edições anteriores do prêmio que tem o objetivo de promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos números 3719-2311, 3832-5210 ou 0800 570 0800. O evento acontece na Rua Pio XI, N° 1.200, Lapa.

CAUÇÃO
Os hospitais e clínicas particulares de São Paulo estão proibidos de exigir caução ou qualquer outra garantia como condição para internar paciente. O Diário Oficial do Estado publicou a Lei 14.471/2011, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Geraldo Alckmin. O projeto de lei foi de iniciativa do deputado estadual Fernando Capez (PSDB). Ele contou que foi vítima dessa exigência quando precisou se internar em um pronto socorro particular de São Paulo, para tratamento de uma queimadura grave. De acordo com o deputado, a exigência prévia de caução para a internação de doentes em hospitais da rede pública ou privada caracteriza um abuso. Para Capez, a cobrança fere princípios básicos de cidadania e causa constrangimento, capaz de colocar em risco a saúde e a vida do paciente. A exigência de caução é vedada pela Agência Nacional de Saúde e considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor. O hospital que descumprir a lei terá que devolver ao paciente o valor em dobro e pagar multa entre R$ 17.450,00 e R$ 174.500,00 dependendo da gravidade da infração.

FESTIVAL DE SOPAS
O Festival de Sopas da CEAGESP está com gosto de Festa Junina. Entre as receitas está o Creme de Pinhão com Cream Cheese além de Canja de Galinha Caipira e Caldo Verde. A famosa sopa de cebola tem duas versões: tradicional e gratinada. Quem comanda a cozinha e compõe os sabores das receitas é o chef  Ivair Felix. O Festival vai até o dia 27 de agosto, de quarta e quinta, das 18h à meia-noite, e de quinta e sexta-feira, das 18h às 3h. Por um preço fixo de R$ 19,00 as pessoas podem tomar sopa a vontade. Crianças até cinco anos não pagam, de seis a dez anos pagam metade (R$ 9,50). Toda a semana, os sabores são trocados, permanecendo as sopas de cebola.  No Festival também há farta mesa de antepastos e queijos (R$ 39,00 por kg), vinhos de cinco nacionalidades, cervejas, outras bebidas, sucos, refrigerantes, cafés, além de sobremesas (tudo cobrado à parte). O Festival de Sopas fica no restuarante montado ao lado do Portão 3 da Ceagesp, na Avenida Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. O estacionamento é grátis no local.

CURTA-METRAGEM
Realizadores que possuem curtas-metragens com duração de até 25 minutos que abordem a temática dos direitos humanos podem se inscrever no Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos Entretodos até 28 de julho. Os trabalhos podem ser captados em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras em celulares, câmeras digitais, película 16mm e 35mm e Super 8mm, dando preferência aos trabalhos inéditos. Os trabalhos podem ser inscritos em seis blocos temáticos: Origem e Deslocamentos (curtas que expressem questões relacionadas às correntes migratórias, fronteiras geográficas, étnicas, sociais, econômicas e identidade); Mundo Interior (curtas que tratem da espiritualidade, do pensamento metafísico, do espírito, das questões de paz e da religião); TecnoCultura (curtas cujo foco gira em torno da mídia, da tecnologia, das formas midiáticas de expressão, comunicação e informação); Núcleos e Nichos (curtas que expressem o universo em torno do indivíduo, da família, da comunidade e do meio ambiente); Cotidiano (curtas que tratem das questões relacionadas ao trabalho, à educação e à noção de cidadania); e O Lugar do Corpo (curtas que falam da saúde física e mental, das questões ligadas à sexualidade e ao bem-estar). Serão premiadas seis categorias: Melhor Curta-Metragem – prêmio do júri; Melhor Curta-Metragem – prêmio do público; Melhor Roteiro; Melhor Diretor Estreante; Visão Social e Mochileiro (o autor do trabalho premiado nesta categoria viajará pelo País levando os filmes selecionados pelo festival e disseminando o debate sobre direitos humanos). Os prêmios variam de R$ 8 mil a R$ 2 mil. As inscrições são gratuitas. Informações e ficha de inscrição estão disponíveis no site do festival (www.entretodos.com.br).

PATCHWORK
Termina neste sábado, 2, a 9ª Semana Senac do Patchwork, que apresenta a tradicional técnica de costura que envolve recortes de tecidos de diferentes cores e padrões. O evento, uma iniciativa do Senac Lapa Faustolo, em parceria com a Fernando Maluhy Tecidos, reúne 40 expositores, entre eles fornecedores, lojistas e ateliês, que exibem produtos e ferramentas para o trabalho com retalhos, no Esporte Clube Sírio (Avenida Indianópolis, 1.192). Este ano, o evento traz diversas atrações inéditas, como a exposição Técnicas e Histórias do Patchwork, com 40 obras. Outra novidade é o Balcão de Ideias, local em que professores irão apresentar o processo de criação do patchwork e de outras técnicas, como fuxico, apliquês, cartonagem, acessórios e bonecas. Há ainda o Espaço do Patchwork, que irá expor produtos decorativos e utilitários, como por exemplo, bolsas, colchas, mantas e painéis. Além da mostra com 20 trabalhos de alunos beneficiados pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudos, pelo Senac Lapa Faustolo. Para participar do evento basta levar 1 kg de alimento não perecível e fazer a inscrição no próprio local. Confira mais detalhes pelo hotsite (www.sp.senac.br/patchwork). Outras informações: (11) 2185-9800

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA