Acontece

0
864

PM
Policiais Militares da 1ª Cia prenderam um ladrão depois que as vítimas acionaram a polícia.O homem, Wandson Dayvid Costa (31 anos) entrou em um restaurante japonês da Rua Tito (30), na manhã de terça-feira,  como não tinha cliente, roubou dinheiro e os celulares  dos funcionários . Com o apoio do comandante, Capitão Marlon, o cabo PM Edilson e do soldado Canha conseguiram prender o ladrão, na Rua Duarte da Costa, que tentou fugir com o carro de pescados que fazia entrega no restaurante. A ocorrência foi registrada no 7º DP da Lapa. Os  PMS da 1ª Cia fecharam um bingo que funcionava na Rua Clélia (1365), na noite da última segunda-feira (18) no bairro da Lapa. Segundo a PM, os policiais receberam uma denúncia anônima de que o imóvel estava sendo roubado. No entanto, ao chegarem ao local, eles constataram que ali funcionava um bingo. Nos dois andares da casa estavam 10 jogadores e duas funcionárias. Foram apreendidas ainda 39 máquinas caça-níqueis. Todos foram detidos e interrogados. O caso foi registrado 7º Distrito Policial.

BAILE BENEFICENTE
A Sociedade Beneficente União Fraterna realiza o Baile Beneficente neste sábado, dia 23, a partir das 21h, no salão social da Rua Guaicurus, 1. A animação do baile será da Banda Nova Tropical. O traje é esporte fino. O evento será para compra de alimentos e cobertores à pessoas carentes.  Outras informações pelo telefone 3672-0358 e 3873-9526.

BLOQUEIO NO TRÂNSITO
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear o acesso da Rua Monte Pascal, sentido Anhanguera, para a Rua Barão de Itaúna, para obras na rede de água pluvial, a partir das 8h de sábado (23) até às 17h de domingo (24). Os veículos provenientes do bairro da Lapa e desejarem acessar a Rua Barão de Itaúna deverão seguir em frente pela Rua Monte Pascal, Viaduto Domingos de Moraes, Rua João Tibiricá, retornando para a Rua Monte Pascal no sentido oposto. Os veículos provenientes do Alto da Lapa deverão seguir em frente pela Rua Monte Pascal, Viaduto Domingos de Moraes, acessando a direita no Complexo Viário Prefeito Olavo Egýdio Setúbal, realizando o retorno pelas alças sobre a Marginal Tietê. As equipes operacionais da CET estarão monitorando os bloqueios e os desvios durante a interdição além de orientar os motoristas e usuários que trafegam pela região. Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET.

CONVERSA COM VERSO
Uma conversa com um artista, seu processo e sua trajetória e obra é a proposta do encontro “Conversa com Verso” realizado pelo Centro Cultural e de Estudos superiores Aúthos Pagano, na City Lapa. Em uma rua arborizada (Rua Tomé de Souza, 996), um casarão doado pela esposa do intelectual que dá nome ao centro cultural, a pinaista e compositora Heloisa Fernandes (piano) e o músico e educador especializado em percussão brasileira, Ari Colares (percussão), se apresentam neste sábado, 23, às 16h, num concerto camerístico com repertório brasileiro. Tudo de graça.

PRÁTICA ESPORTIVA
Este é o último final de semana em que os visitantes do Parque Villa Lobos recebem o Projeto ESPN ao Ar Livre, que oferece aos participantes um programa gratuito que envolve caminhada, corrida, atividades ao ar livre, alongamento, hidratação e orientação de especialistas nas áreas médica, nutricional e esportiva. Durante o percurso, promotores ficam espalhados em pontos de hidratação para garantir o bem-estar dos participantes. Promovido pelo canal esportivo ESPN, em parceria com o Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, o evento tem como objetivo estimular a prática esportiva de maneira correta e oferecer aos não praticantes um contato com o esporte de forma responsável e saudável. A etapa do projeto ESPN ao Ar Livre no Parque Villa Lobos (Av. Professor Fonseca Rodrigues, n.º 2.001 – Alto dos Pinheiros), acontece das 8h às 14h, com limite máximo de 350 participantes por dia. Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos.
 
LANÇAMENTO
A sabedoria milenar do I Ching ganha nova interpretação no livro “I Ching – O Segredo do Pensamento na Luz” de Paulo Kamimura, que será lançamento dia 27, 20h, com palestra do autor, no Buffet Yano (Rua Potsdan, 138), na Leopoldina.  Especialista em ciências chinesas, professor e consultor, Kamimura foi discípulo de Liu Pai Lin, mestre chinês que introduziu o Tai Chi Chuan e outras técnicas no Brasil. Descendente de japoneses nascido em São Paulo, ele fez carreira como engenheiro e mudou radicalmente o foco do seu trabalho ao buscar, no estudo dos mapas milenares e das energias físicas e metafísicas, as respostas para as dúvidas essenciais do homem. O I Ching é um conhecimento que muitos atribuem a sua criação à revelação divina e, como um dos princípios do Yin e Yang (escuro/claro, negativo/positivo, feminino/masculino), abrange tanto o lado espiritual como material da vida. Mas não tem nenhuma ligação com rituais ou dogmas e convive em harmonia com todas as crenças e religiões, uma vez que todas remetem à Luz e à Inteligência Infinita.

CORRIDA DE RUA
O Clube Escola Pelezão já completou a cota das primeiras mil inscrições da Corrida de Rua da Lapa que terá largada em frente o clube municipal da Rua Belmonte (957), no dia 7 de agosto. Mas, segundo o supervisor de Esportes da região da Subprefeitura da Lapa, Celso Goldenberg, os interessados em participar ainda poderão se inscrever pelo site da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/), a partir do dia 1º de agosto.

SEGURANÇA
A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa será na segunda-feira, 25, na Paróquia São Pedro Apóstolo, Rua Corcovado, 179, na Lapa de Baixo, a partir das 19h30.

QUALIFICAÇÃO
Foi prorrogada a pré-inscrição para os cursos oferecidos pelo Planteq – Plano Territorial de Qualificação até o dia 30 desse mês. Por intermédio da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o Planteq oferece cerca de 4 mil vagas para moradores com 16 anos ou mais, desempregados e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Os cursos são Atendimento e Organização de Eventos, Atendente de Comércio Varejista, Auxiliar de Departamento Pessoal, Informática para o Mercado de Trabalho e Auxiliar em Rotinas Administrativas. A carga horária é de 200 horas e tem duração de 50 dias com módulos abordando temas como educação ambiental, saúde e segurança do trabalho; assim como português, matemática e informática. Os estudantes receberão auxílio transporte, lanche e material didático (apostila, caderno, canetas, lápis, apontador, borracha e régua). A previsão de início das aulas é setembro nos períodos manhã, tarde e noite e os alunos serão comunicados para formalizar sua inscrição. O Planteq é um convênio entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Semdet, com o governo federal e conta com verba do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalho. Os documentos necessários são: RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de endereço e de escolaridade. As inscrições devem ser feitas em unidades do Centro de Apio ao Trabalho como o CAT Lapa da Rua Monteiro de Melo, 342, de segunda a sexta-feira,  7h às 18h, e sábado das 7h às 13h.

INSPEÇÃO GRATUITA
Os motoristas da região poderão revisar itens de segurança e avaliar a emissão de poluentes de seus veículos na Linha de Inspeção Móvel da Porto Seguro, nos dias 28, 29 e 30 de julho, na antiga estação da Fepasa (Rua Francisco Marques Beato, s/nº), das 9h às 17h. O serviço é gratuito e aberto a segurados e não segurados da empresa. Nesses dias, os motoristas poderão fazer diagnóstico gratuito dos veículos em diversos itens como sistema de freios e suspensão, alinhamento, luzes, bateria e alternador, além da análise da quantidade de poluentes emitida pelos automóveis.
Cada motorista que passar pela Linha de Inspeção receberá um relatório com a análise de emissão de poluentes do veículo, contendo a quantidade de gás carbônico (CO2) que lança na atmosfera, em comparação com a quantidade adequada, levando-se em conta modelo, ano e combustível que utiliza. O gás carbônico (CO2) é o principal poluente lançado na atmosfera pelos automóveis, com 97% das emissões. Para neutralizar os efeitos dessa poluição, é necessário plantar 1,5 árvores por ano para cada tonelada de carbono emitida pelos veículos.  Inspeção disponível para veículos leves (exceto carros rebaixados ou com tração 4×4) e pick-ups com até 4.000kg.
 
PRÉ-CONFERÊNCIA DE MULHERES
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) dá continuidade nas Pré-Coferências regionais de Mulheres organizadas pela Coordenadoria da Mulher. Os encontros vão acontecer em todas as 31 Subprefeituras de São Paulo. Neste sábado a reunião ocorre no distrito da Lapa (Subprefeitura – Rua Guaicurus, 1000, a partir das 13h). Aberta a toda população, as pré-conferências servem para avaliar as necessidades da região em relação às políticas públicas sociais voltadas às mulheres. Além disso, têm a intenção de analisar as propostas da comunidade para serem debatidas durante a 4ª Conferência Municipal de Mulheres nas áreas de saúde, educação, cidadania e trabalho, marcada para os dias 27 e 28 de agosto, deve reunir cerca de 2 mil representantes do governo e da sociedade civil. Eles elegerão as propostas de políticas para mulheres, que serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional, por meio de delegados eleitos.

CATA BAGULHO
A próxima Operação Cata Bagulho da Subprefeitura Lapa acontece no sábado, 23, no perímetro da Avenida Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê), Avenida Presidente Castelo Branco (Marginal Tietê), Avenida Abraão Ribeiro, Avenida Pacaembu, Rua Paraguaçu, Rua Traipu, Rua Turiaçu, Rua Carlos Vicari, Avenida Santa Marina. A coleta começa às 10h e vai até as 17h. Os objetos inservíveis podem ser descartados das 7h às 10h em diferentes pontos.

COMPARTILHE
Artigo anteriorMente heróica
Próximo artigoSEGURANÇA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA