Santo Ivo convida Rosely Sayão para palestra

0
2034

Foto:

Rosely Sayão (E) em sua apresentação ao lado da diretora pedagógica, Myrna de Barros Lima

O Colégio Santo Ivo convidou a psicóloga e colunista do Caderno Equilíbrio da Folha de S. Paulo e da Band News FM, Rosely Sayão, para falar sobre “Valores e competências da educação familiar e da escolar” aos pais de alunos, na noite de quinta-feira, 11, no auditório Irmãos Villas Bôas, da Unidade II, no Alto da Lapa.

Segundo a diretora pedagógica Myrna de Barros Lima Ibrahim a palestra de Rosely marca o início dos eventos de 45 anos de fundação do colégio, que será comemorado em 2012.

Autora dos livros Família: modos de usar, Em defesa da escola e Como educar meu filho?, Rosely criticou o uso da expressão “combinado” por pais e escola. “Eu critico muito porque não dá para combinar nada com criança, só adulto com adulto que combina alguma coisa”, alertou ela.

Mudanças

Rosely lembrou da época que começou a frequentar a escola na década de 50. “Toda sociedade sabia o que cabia a família e o que se esperava da escola. As famílias eram muito parecidas a educação também era muito parecida”.

Mas a psicóloga destacou que naquele período as mães não tinham proximidade com seus filhos. “Nunca nós tivemos tanta proximidade com os filhos como agora”.

Na sua opinião, educar a criança para a vida é suficiente para o seu bom desenvolvimento e formação. “O importante é se comunicar com o filho de acordo com a idade que ele tem. Eu não gosto da frase criança precisa de limite. Criança precisa de adulto. Adulto precisa ser adulto. O problema é que a maior parte dos adultos é juvenil demais e a criança fica sem adulto”, esclareceu a especialista, lembrando que as crianças precisam de uma postura adulta e muitas vezes querem ser repreendidos, levar bronca.   

A especialista destacou que “cabe a família educar o ser humano e a escola  cabe educar o cidadão. “Cada família vai ensinar virtudes aos filhos como honestidade e a escola vai ensinar o senso de justiça”, exemplificou Rosely.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA