A Subprefeitura da Lapa levou para Praça Cornélia

0
1036

Foto:

A Subprefeitura da Lapa levou para Praça Cornélia

A Subprefeitura da Lapa levou para Praça Cornélia um bolo para comemorar um ano initerrupto do Programa de Zeladoria de Praças na região. Lançado em 2008 numa ação conjunta das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), , o programa de Zeladoria de Praças foi implantado na SubLapa, na época, com 12 zeladores, mas acabou interrompido, voltando a funcionar em 2010, quando Esmeraldo Barbosa Ferreira se inscreveu para Zeladoria de Praças.
Esmeraldo é um dos zeladores de praça mais antigos da Subprefeitura da Lapa, com um ano na função. Sua história é parecida com a de muitos outras pessoas que buscam uma oportunidade. Ele estava desempregado fazia dois anos, vivia pelos bares da Lapa, quando encontrou um amigo que falou do programa de Zeladoria de Praças. Logo fez a inscrição. “Eu não conheço o inferno, não sei se estava lá, mas se não era, estava perto. Agora estou no céu. Eu tenho 61 anos, não sou analfabeto mas sou semi, não tenho formação nenhuma, apenas o  primário incompleto, estava desempregado e desesperado. Então hoje isso pra mim é tudo, é uma benção”, disse o jardineiro enquanto recolhia as folhas sobre a grama da Praça Cornélia. Com idade avançada e pouca leitura, arrumar o emprego foi gratificante para ele. “É uma responsabilidade, mas também é uma terapia. Eu nunca tinha mexido com mato, planta, sempre fui de indústria”.
Esmeraldo e seu parceiro de ofício, José Augusto Alves Neto, são responsáveis por três praças da região: a Cornélia (na altura do 800 da Rua Clélia), a Tupã (no fim da Rua Crasso) e a Daniel Bersiano Villasol.
O programa não tem burocracia. “Tem que ter é vontade de trabalhar. Agora, começamos outra parte do curso, na Subprefeitura. Na minha idade não dá pra ser o ban-ban-ban em jardinagem nem ficar rico, mas quero aprender o máximo”.
Ele já arrisca alguns bicos de jardinagem, fora do horário de trabalho, das 7h às 13h. “Depois que vim pra cá já apareceram vários trabalhos. É 100 ali, oitentinha aqui. Minha vida mudou. Eu andava pelos bares bebendo, parei graças ao Pai”, disse ao levantar os olhos para o Céu numa referência a Deus.”Cabeça vazia é oficina do Diabo, você tendo ocupação, o resto se complementa, é só trabalhar”.
Ao todo, a Subprefeitura da Lapa conta com 44 zeladores de praças. Além de manter as praças públicas e áreas verdes da cidade de São Paulo, o programa de Zeladoria de Praças tem como objetivo qualificar trabalhadores desempregados como Esmeraldo no ofício de jardineiro. O auxílio mensal pelo serviço é de R$ 572,25.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA