CPI do Sorocabana traz tensão à Câmara

0
830

Foto:

Neder e Cardoso articulam novas ações

Quando o assunto a ser debatido pelos vereadores paulistanos é a proposta de criação de CPI do Sorocabana (projeto do petista Carlos Neder) podem estar certos: haverá polêmica no plenário da Câmara Municipal e também nos bastidores.

Na terça-feira, 8,  a partir de uma decisão do Colégio de Líderes, a votação da criação da referida CPI foi transferida para fevereiro de 2011. “Não há como votar esse pedido nesse momento, pois ainda existem duas CPIs em andamento nesta Casa”, explica o presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSD). “Elas terminam em dezembro, final do ano legislativo. Portanto, na retomada da legislatura em 2012 existe o compromisso de colocar a criação da CPI do Sorocabana em votação”, acrescenta Police Neto.

O PT, na figura de seu líder, deixa claro o seu descontentamento com a decisão tomada. “Nada impede de votarmos a CPI agora e instaurá-la em fevereiro”, afirma o petista. “O PSDB não tem interesse nesse assunto, pois sabe aonde a CPI pode chegar”, acrescenta Cardoso. Recém-filiado ao PSDB, o vereador Aurélio Nomura membro do G-8, parlamentares engajados com as questões da região da Sub Lapa, não confirma a tese do colega do PT e diz que é favorável à CPI.

A bancada petista teme que o espaço de tempo entre o final do ano legislativo e a retomada dos trabalhos esfrie o assunto e modifique o posicionamento de vários parlamentares que já se manifestaram favoráveis à proposta de Carlos Neder. “Não vamos deixar o assunto esfriar. Podemos convocar uma Audiência Pública e convidarmos personagens importantes nesse caso do Hospital Sorocabana para prestar esclarecimentos”, afirma Neder, que também faz parte do G-8.

Um grupo de 30 pessoas (sócios da Associação Beneficente Hospitais Sorocabana e de representantes da população nos Conselhos de Saúde) endereçaram ao Jornal da Gente carta na qual pedem aos vereadores do G-8 que digam, publicamente, se são contra ou a favor da CPI do Sorocabana.

Municipalização

Neder e uma comitiva de associados do Sorocabana estiveram reunidos com o secretário estadual da Saúde, Giovanni Cerri. Ele garantiu que haverá um acordo para cessão das estruturas do Sorocabana à Prefeitura, o que deve acontecer até o final do ano. “Restam vários pontos a definir, como, por exemplo, se a reabertura do Sorocabana será sob a forma de hospital geral, com PS e maternidade incluídos”, explica Carlos Neder. “Está praticamente certo que a Fundação Faculdade de Medicina da USP ficará responsável pela gestão do equipamento”, acrescenta o vereador.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA