Médica Berta Sbrighi completa 100 anos na Lapa

0
2408

Foto:

Médica Berta Sbrighi completa 100 anos na Lapa

A esposa do médico lapeano Cenno Sbrighi, Berta Sbrighi, comemorou 100 anos na segunda-feira, 13, em uma festa surpresa organizada pela sobrinha e maestrina da Orquestra Sinfônica, Renata Sbrighi e seu filho Márcio, em sua casa, no Alto da Lapa. “Tia Berta é uma mulher maravilhosa. Ela é gaucha, perdeu a mãe cedo e foi criada pelo pai. Tia Berta foi estudar na França, de volta ao Brasil terminou os estudos no Rio de Janeiro e depois conheceu meu tio, Cenno Sbrighi, se casaram e vieram morar no bairro. Ele foi o primeiro médico da Lapa. Ela também médica, juntos eles foram os médicos da Lapa por muito tempo. Tinham um carrinho que usavam como ambulância. Ela sempre foi médica parteira. Tive meus três filhos na mão de tia Berta, que chegou a representar as médicas brasileiras na Europa”, relembra orgulhosa a sobrinha Renata.
Berta e o marido, Cenno Sbrighi, tiveram consultório por quase quatro décadas na Lapa, primeiro na Rua Martim Tenório e depois na Rua Monteiro de Melo.
Renata e o filho preparam um painel na sala de jantar com várias matérias publicadas sobre o casal. Entre os registros estava um fato que envolveu o casal no atendimento à comunidade. “Nos anos 40, depois de um temporal era difícil uma ambulância circular pelas ruas estreitas da Lapa. Em uma ocasião o casal Cenno e Berta Sbrighi foi chamado para uma emergência. No cupê-azul-metálico de Cenno, eles foram até a linha do trem. Grávida de seis meses, Berta teve que se abaixar para passar pela cerca de arrame. Quando chegaram ao endereço encontraram um mulher com complicações na gravidez e salvaram a paciente e seu filho”. Esse é apenas um dos muitos registros que ilustraram a vida de Berta no atendimento à comunidade durante os anos que exerceu a profissão. “Eles são tão legais que Cenno virou nome de rua, na Lapa”, disse a maestrina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA