JG 500 vezes

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Prestes a completar 10 anos de fundação, o Jornal da Gente chega à sua 500ª edição semanal no selo Lapa, a primeira de uma série de regionalizações editoriais. Ao longo do tempo, outras três solidificaram a marca JG no âmbito local: Leopoldina-Jaguaré, Vila Romana e Pompeia.

Hoje, o selo Lapa, com seus 15 mil exemplares, corresponde a 39,4% do total de 38 mil exemplares de uma publicação cujos conteúdos (noticias e publicidade) são 100% regionais.

Inúmeros fatos foram notícia nessas 500 edições: desde uma simples poda de árvore, que tanta dor de cabeça causou aos moradores, até a conquista comunitária da reabertura do Soracabana; das rotineiras e inaceitáveis enchentes no Viaduto da Lapa à luta pela implantação do Poupatempo; das festivas dos Rotarys aos grandes eventos comunitários, como o Arraiá da Lapa; do nascimento de uma entidade ao centenário de uma moradora; das ações do voluntariado às expressões de fé de diferentes credos; do lazer nos clubes e nas praças às articulações políticas em busca de soluções para os problemas locais.

Nessas 500 semanas muita saudade ficou registrada nas páginas do JG: das lembranças dos velhos carnavais à perda de Décio Ferreira; das memórias de uma Lapa de outrora, à morte de Boneli.

Pela internet (www.jornaldagemte.inf.br) é possível, a partir de palavras- chaves, recuperar boa parte desse conteúdo, incluindo fotografias de eventos, personagens e lugares. Uma delas nos remete, por exemplo, a 2003, mostrando reunião na Associação Amigos de Vila Ipojuca (Assavi) para lutar por melhorias na UBS do bairro. Tal problema ainda hoje continua sendo pauta do JG, a exemplo de tantas outras reivindicações comunitárias não atendidas pelo poder público.

Ao longo de 500 semanas avanços na produção gráfica permitiram aumentar o número de páginas e de exemplares, bem como a qualidade de impressão. A primeira edição do Jornal da Gente não utilizava cores. Hoje, 100% de suas páginas são coloridas, propiciando ganhos sensíveis não apenas na visualização das matérias, mas também na identificação da informação publicitária.

A forma de produzir notícia também evoluiu, ao trazermos para dentro da redação nossos entrevistados que passaram, de acordo com a relevância do tema, a ser convidados para um café da manhã com jornalistas e diretores do jornal. E para colocar temas importantes em debate, avançamos ao criarmos as séries Seminários JG e Comunidade e À Mesa com Empresários que já abordaram diversos assuntos na área de meio ambiente, urbanismo, zeladoria, entre outros.

Somos um jornal de inserção comunitária. E as 500 edições que editamos até aqui testemunham essa vocação, que está no nosso DNA, sempre a serviço de você, amigo leitor.

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