Aúthos Pagano está sob nova direção

0
1254

Foto:

Aúthos Pagano está sob nova direção

O Instituto Pensarte é o novo administrador do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, que funciona em imóvel da City Lapa doado (em 1982) pela advogada e viúva de Aúthos Pagano, Carnela Antonia Danna Pagano, com mobília e biblioteca da época que morava com o marido na casa. “As pessoas precisam se conscientizar que nós temos coisas bonitas aqui no Brasil. Esta casa foi construída em 1929 por Gregori Warchavchik”, lembra Carmela.
A casa branca, em forma de quadrado, doada ao Estado por Carmela é uma das últimas representantes do movimento Modernista. O acervo conta com mais de sete mil livros, grande parte de Matemática e Física, incluindo exemplares raros, escritos em diversos idiomas. Sem interferir na gestão, a cada mudança de administrador a viúva de Pagano faz questão de apresentar a escritura e lembrar aos novos gestores que o imóvel destina-se exclusivamente a instituição de Centro Cultural de nível superior.
Para Carmela preservar o local e o acervo é uma maneira de homenagear o professor de Estatística, que gostava de estudar Matemática e Filosofia em um ambiente tranquilo e sem ruído.

Alteração

Até dezembro a gestão do Centro era da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), mas com o fim do contrato com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Insituto Pensarte assumiu a administração do Aúthos Pagano.
Alcioni Cedraz é a nova diretora do espaço. Ela traz experiência de outros equipamentos onde trabalhou como o Teatro Sérgio Cardoso e o São Pedro.
Alcioni foi da Apaa por sete anos, até o fim de 2011. “Quando findou o contrato com a Appa, a secretaria separou alguns espaços. Deixaram a Appa focada nos festivais e separaram as orquestras, o Teatro São Pedro e o Aúthos Pagano, que ficou com o Pensarte. Como eu estava no Teatro São Pedro (pela Apaa) fui admitida pelo instituto”.
O Aúthos Pagano reiniciou as atividades do coral e oficina de canto no início de fevereiro. O curso interativo da História da Música Popular Brasileira começa em 6 de março, com aulas do professor André Domingues focadas no tema Semana de Arte Moderna de 22.
Outras informações no Centro Cultural, Rua Tomé de Souza,997, ou pelo telefone 3836-4316 ou 3645-3098.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA