Compromisso cumprido

0
1284

Foto:

Gilberto Kassab deu suas palavras sobre o Jornal da Gente

Desde que assumi a Prefeitura da cidade de São Paulo, ainda em 2006, faço questão de orientar as respostas – por e-mail, pelo twitter ou pessoalmente, nas agendas administrativas que mantenho praticamente todos os dias nas ruas da cidade – aos cidadãos que me relatam dificuldades cotidianas e que gentilmente também oferecem a mim e à minha equipe sugestões para superar problemas pontuais e históricos. A interlocução com sociedade, sobretudo diante da dimensão de São Paulo, se dá em grande parte por meio da imprensa, que diariamente contribui para que aperfeiçoemos os serviços já existentes e acrescentemos novas prioridades no planejamento da gestão.

E o Jornal da Gente, que faço questão de cumprimentar, e a toda a sua equipe pelo excelente trabalho realizado nesses dez anos, exerce como poucos essa função: representar os anseios e as legítimas reivindicações da comunidade da Lapa e região. Mas, melhor do que reconhecer a excelência do jornalismo praticado pela equipe do Jornal da Gente, é poder compartilhar com os leitores, nesta edição comemorativa, mais uma vitória de todos os moradores desta importante e aprazível região da cidade.

Refiro-me a dois equipamentos de saúde que, muito em breve, serão inaugurados no prédio em que funcionou o Hospital Sorocabana: uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e uma AMA Especialidades. As duas unidades já estão sendo construídas no local onde funcionava o pronto-socorro do hospital, que, como sabemos, recentemente foi municipalizado e voltará a atender a população ainda neste ano. Com pouco mais de 1.200 metros quadrados de área, a AMA será a maior da cidade. E, além disso, oferecerá a todos Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Cirurgia Geral. 

A AMA Especialidades estará preparada para atender em oito áreas distintas, entre as quais Oftalmologia, Ortopedia, Urologia, Cardiologia, Endocrinologia, Reumatologia, Neurologia e Angiologia – esta última, especialidade que trata de distúrbios vasculares. Juntas, terão capacidade para realizar até 20 mil atendimentos por mês.

Essa é uma grande vitória para a cidade e, principalmente para a região, que, desde setembro de 2010, quando o Hospital Sorocabana fechou suas portas, passou a contar com apenas um equipamento de saúde municipal para emergências, o Pronto-Socorro da Lapa. A partir daquele ano, o PS tornou-se a única referência municipal em emergência para a região, insuficiente para uma população estimada em 300 mil habitantes.

Todo esse esforço para equacionar a carência de leitos e a assistência de média e baixa complexidades na região da Lapa, no entanto, só está sendo possível graças ao trabalho conjunto entre Prefeitura e governo do Estado. Mas as legítimas reivindicações da comunidade e o empenho do Jornal da Gente foram fundamentais para que atendêssemos, Prefeitura e governo do Estado, o mais rapidamente possível as exigências legais e formalidades administrativas, para recuperar o edifício e iniciar os trabalhos necessários para garantir atendimento médico de qualidade para todos da região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA