Associação PEPA organiza|caminhada

0
3185

Foto:

Associação PEPA organiza caminhada

A Associação P.E.P.A. – Programa Especial para Adolescentes e Adultos – realiza a I Caminhada PEPA pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, no próximo domingo, 1º de Abril, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) e o Dia Internacional da Síndrome de Down (comemorado em 21 de março).
A saída da caminhada será da sede da associação (Rua Ponta Porã, 837), ás 9h do próximo domingo e vai subir a Rua Ponta Porã, entrar na Cerro Corá e descer a Diógenes Ribeiro de Lima até a Rua Belmonte, chegando ao Pelezão (Clube Escola Lapa). A Caminhada PEPA é aberta a toda comunidade.
Fundada em junho de 1997 pelas irmãs Claudia Brondi Calábria Nucci, (pedagoga) e Cristina Brondi Calábria (psicóloga), a PEPA tem o objetivo de incluir as 45 pessoas com deficiência mental no âmbito social e cultural. “O objetivo dessa ação é chamar a comunidade, principalmente a lapeana, para o convívio com as pessoas com deficiência, bem como para refletir e respeitar as diferenças e, sobretudo, apoiá-las na superação das suas barreiras e limites, por meio do acolhimento social”, explica Cristina.
Ela explica que a caminhada tem a intenção de desmistificar a deficiência e mostrar que todo mundo é igual e tem sua capacidade.

Empregabilidade

A PEPA atende deficientes mentais, a partir de 14 anos. “Estamos aproveitando as caminhadas que vão acontecer no dia 1º, em prol ao Autismo e também pelo Dia da Síndrome de Down para conscientizar a comunidade que a deficiência mental existe e que ela pode se integrar a nós. Essa caminhada é justamente um processo de inclusão dos nossos deficientes com a comunidade da região da Lapa”.
Para Cristina, quem tem uma empresa na região deve se conscientizar e dar um emprego apoiado para um deficiente. “Os empresários não sabem que esses deficientes são capazes de trabalhar. Em estoque, separação de documentos, atendimento de porta, ajudante em cantina, cozinha e garçon, eles desenvolvem muito bem o trabalho”.
O coordenador do Pelezão, Vlamir Antequera, abre o clube para o encerramento da caminhada que terá Biomúsica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA