ACONTECE

0
799

GUERRA E PAZ

A exposição Guerra e Paz, de Portinari, foi prorrogada até 20 de maio – com entrada gratuita – na Fundação Memorial da América Latina. Mais de 120 mil pessoas já passaram pelos espaços da mostra. Essa é a primeira vez que os painéis “Guerra” e “Paz” são exibidos devidamente restaurados. A mostra, no entanto, inclui os estudos do pintor para essa obra. Além disso, há uma interface digital, com projeções e vídeos usando tecnologia de ponta (foto ao lado). Uma linha do tempo foi traçada, usando imagens em movimento, com a trajetória inteira do pintor, desde sua infância em Brodowski, interior de São Paulo. A exposição dos painéis pintados por Candido Portinari fica até dia 20 de maio, no Memorial da América Latina, Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, nos espaços: Salão de Atos, Galeria Marta Traba e Biblioteca Latino-americana Victor Civita. Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

VOLUNTARIADO

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a ONG Canto Cidadão estão com inscrições abertas para pessoas que queiram atuar como voluntários na arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza ao final da Feira Apas, dia 10 de maio, no ExpoCenter Norte. Os produtos arrecadados irão beneficiar 15 entidades sociais cadastradas na campanha. A expectativa dos organizadores é mobilizar o maior número de voluntários para a arrecadação nos cerca de 500 estandes da feira. O movimento de cidadania Ação Lapa e várias entidades da região já aderiram campanha. Para se cadastrar como voluntários, basta enviar nome e RG para e-mail: apas2012@cantocidadao.org.br. A ação voluntária começa às 20h de quinta-feira (10 de maio), na Feira Apas, no ExpoCenter Norte. Outra forma de obter informação é pelo site da ONG (www.cantocidadão.org.br).

CARTÓRIOS ELEITORAIS

A Justiça Eleitoral paulista atendeu 71 mil eleitores, desde segunda-feira, 30 de abril. Somente no feriado do Dia do Trabalho foram feitos cerca de 37 mil atendimentos, sendo 31,7 % (11,6 mil) na capital. No próximo fim de semana, dias 5 e 6, haverá plantão em todo o Estado, das 9h às 18h. Até 9 de maio, os cartórios funcionam no mesmo horário devido ao fim do prazo para alistamento eleitoral e transferência de títulos. No caso de transferência, o eleitor deve levar o título de eleitor, o documento de identificação e comprovante de residência recente. É necessário que tenha decorrido pelo menos um ano da inscrição ou transferência anterior e residência mínima de três meses no novo endereço. O eleitor que teve seu título extraviado pode solicitar a segunda via até 27 de setembro, no cartório eleitoral onde está inscrito. O eleitor com necessidades especiais que não está inscrito em uma seção especial deve solicitar transferência para uma delas, até 9 de maio, a fim de evitar aborrecimentos no dia da votação. Essas seções não possuem escadas, facilitando o acesso dessas pessoas às urnas. Todas as zonas eleitorais possuem seções especiais. Idosos com dificuldade de locomoção também podem transferir seu título para uma seção especial, pois ela não é exclusiva de eleitores com deficiência. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Eleitor, pelos telefones 148 ou 3130-2100.

FEIRA PRETA

A Casa das Caldeiras realiza o TodoDomingo, dia 6, com uma programação que inclui a Pílula de Cultura Feira Preta – “Qual é o espaço da Cultura Afro-Brasileira Hoje?”. A temporada 2012 da feira traz roda de conversa sobre o “Estatuto da Igualdade Racial e Juventude Negra”, lançamento da cartilha sobre o tema, exibição do filme “Visita a minha pele” e exposição de fotos “A Juventude Negra da Feira Preta, DJ, shows e dança. Além da Feira Preta, o evento oferece monitoria sobre a história do edifício das antigas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (tombado como patrimônio histórico) e espaço criativo infantil. O TodoDomingo começa às 16h e vai até 20h, com entrada franca. A Casa das Caldeiras fica na Avenida Francisco Matarazzo, 2000. Outras informações pelo telefone 3873-6696.

CIÊNCIA

A programação da Biblioteca Mário Schenberg traz a Oficina Ações e Reações de Béquer Mad Science, no próximo dia 9, às 11, com experimentos onde as crianças poderão constatar reações com resultados imediatos. Os estudantes vão explorar diferentes formas para acelerar suas experiências usando diversos catalisadores. Grátis. Rua Catão, 611.

CONSEG LEOPOLDINA

A nova Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da Vila Leopoldina toma posse em cerimônia que será realizada no próximo  dia 8, às 19h30, no salão da Paróquia Santo Estevão Rei, localizada na Rua Martinho de Campos 420 , Vila Anastácio. Estarão presentes autoridades que representam os órgãos públicos, membros natos do Conseg Leopoldina e lideranças locais.

INCLUSÃO

Com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho por meio de seu programa de capacitação profissional, o Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo), em parceria com o Cepro Rio Branco (Centro Profissionalizante Rio Branco), o Rotary Club de Itapevi e a Fundação de Rotarianos de São Paulo, oferece um programa de aprendizagem profissional destinado especificamente a surdos e pessoas com de deficiência física (25 vagas para surdos e 25 para pessoas com deficiência física). O programa possui o mesmo conteúdo do programa de aprendizagem profissional já oferecido na instituição, baseado na Lei do Aprendiz (10.097). Nele, os jovens passam por 400 horas de aula para desenvolver Habilidades para a Vida, Noções Administrativas e de Atendimento, Informática e reforçar os conhecimentos da Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, o programa é ministrado de maneira diferente em cada um dos grupos. No caso dos surdos, por exemplo, ele é ministrado em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar das novas turmas do Cepro é importante que o interessado tenha concluído o Ensino Fundamental I(até a 4ª série) e que tenha idade mínima de 16 anos. As inscrições vão até 6 de junho e os interessados devem ligar no (11) 3879-3157, entre 12h30 e 18h30, para agendar entrevista e participar do processo seletivo. O curso é gratuito, inicia dia 23 de julho, no período da tarde (das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, nas Faculdades Integradas Rio Branco – R. José Maria de Faria, 111 – Lapa – SP).

 

 

 

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorAcontece
Próximo artigoCidadania verde

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA