Governo autoriza licitação do Expresso Jundiai

0
1222

Foto:

Governo autoriza licitação do Expresso Jundiai

O governador Geraldo Alckmin autorizou na segunda-feira, 10, a licitação dos projetos básico e executivo para implantação do Trem Expresso Jundiaí, que partirá da Estação Água Branca com destino a cidade do interior do Estado. Serão investidos R$ 3,2 bilhões, incluindo os projetos e as obras. Segundo a CPTM, somente após a conclusão desses projetos será possível saber se haverá necessidade de desapropriações para modernização da ferrovia e implantação de novas vias de acesso na região.
Alckmin explicou que a nova ferrovia passará paralela a atual até Perus e de Perus até Jundiaí segue outro trajeto, encurtando quase 8 km de trilhos. No total, serão 47 quilômetros de extensão, aproveitando parte da faixa ferroviária existente, com duas estações terminais dimensionadas para atender a demanda do serviço expresso: Água Branca e Jundiaí. O projeto prevê a construção das duas novas edificações que estarão integradas aos demais modos de transporte da região.
O Expresso ligará a futura Estação Água Branca até Jundiaí em 25 minutos, sem parada. “Será um expresso importante, precisamos estimular o transporte sobre trilhos, que é de alta capacidade e de qualidade”, destacou o governador.

Cronograma de obras

O cronograma de obras será definido durante a elaboração dos projetos básico e executivo. É nessa fase que será conhecida se haverá desapropriações na região da Lapa e Água Branca. Depois serão contratados os estudos ambientais para licenciamentos, além de estudos de viabilidade econômica e financeira que definirão a forma de aporte de recursos do Estado, uma vez que se prevê uma concessionária privada para o serviço operar por meio de PPP (Parceria Publico-Privada).
O objetivo do governo é resgatar o serviço ferroviário de passageiros entre as duas cidades e proporcionar alternativa de transporte com ganho no tempo de viagem além da redução da emissão de CO2 (poluentes), o descongestionamento das rodovias e consequente redução de acidentes automobilísticos. A previsão é que o modal ferroviário entre em operação entre 2016 e 2017 e faça interligação com outras linhas, da CPTM e Metrô, na Estação Água Branca.(MIC)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA