Vote em vereador

0
1001

A campanha eleitoral nas páginas dos jornais de circulação ampliada e no noticiário de emissoras de rádio, televisão e também na internet, basicamente está centrada na eleição majoritária para prefeito de São Paulo, praticamente ignorando a eleição proporcional para a Câmara Municipal. Para este jornal, no entanto, o voto em vereador assume posição de destaque, pois consideramos que o Legislativo Municipal tem relevante e imprescindível papel a cumprir no contexto de uma sociedade democrática.
Tal posicionamento nos levou a organizar durante este período eleitoral 29 encontros (cafés da manhã) com candidatos a uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal, cobrindo um amplo espectro partidário e ideológico.
Ao longo de sucessivas semanas, procuramos trazer ao conhecimento do leitor o nome e um breve perfil de vereadores que buscam a reeleição e de novos personagens na vida política municipal. Não há, no âmbito da imprensa paulistana, algo similar a essa iniciativa, que, estamos certos, contribuiu de forma significativa para o exercício do voto consciente.
Não há como negar que, perante a opinião pública, a política em si, e consequentemente seus atores principais, entre eles os vereadores, passam por um acentuado processo de desgaste e de descrédito. Os esforços realizados pelo JG para ouvir 29 postulantes ao cargo de vereador objetivam justamente romper com o senso comum que qualifica, ou melhor, desqualifica a figura do legislador municipal, visto como alguém que pouco trabalha, nada produz de relevante e ainda é pago com o dinheiro do contribuinte.   
Em qualquer setor da atividade humana há pessoas de bem, qualificadas do ponto de vista profissional e ético convivendo com opostos desprovidos de caráter e eticamente errantes. O mundo da política não foge à regra.
Cremos que os 29 candidatos apresentados por este jornal têm perfis consistentes que os qualificam a receber um voto de confiança nas urnas. Cremos que, uma vez eleitos, eles não se esquecerão do compromisso assumido de lutarem de forma concreta pelas demandas apresentadas pelas comunidades da região da Subprefeitura da Lapa. Cremos, por fim, que todos os candidatos desse grupo reúnem condições de chegar à Câmara Municipal apresentando credenciais para fazer, dentro e fora das quatro paredes do Palácio Anchieta – sede do Legislativo, no Viaduto Jacareí – política em seu sentido mais nobre.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA