ACONTECE

0
1062

PASSEIO CICLÍSTICO
Abrindo as festividades de aniversário da Lapa, o Colégio Santo Ivo em parceria com a ACM-Lapa realiza o XVI Passeio Ciclístico, no próximo dia 30, com concentração e saída da Praça John Lennon. O passeio terá circuito de 5 quilômetros pelas ruas da região e atividades na praça, como tobogã, cama elástica, gincanas esportivas e dança. O evento começa às 9h e vai até às 13h. 

GRAND SLAN DE XADREZ
O Centro Educacional Unificado do Jaguaré (CEU Jaguaré) será sede da abertura do “V Grand Slan de Xadrez 2012”, neste sábado, 22, a partir das 10h. Esta é a segunda vez que São Paulo recebe o torneio internacional que reúne os melhores enxadristas do mundo. Convidada para sediar a abertura do Grand Slan, a Diretoria Regional de Educação de Pirituba-Lapa-Perus leva 133 alunos de escolas da região da diretoria para participar do evento deste sábado. Dos 133, 13 participam de disputas entre estudantes que praticam o esporte e os outros 120 de partidas simultâneas com os enxadristas. Entre os melhores do ranking mundial, passarão por São Paulo o enxadrista norueguês Magnus Carlsen, 21 anos, número um do ranking da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), o indiano Viswanathan Anand, 42, atual campeão mundial, e o espanhol Francisco Vallejo Pons, 30, que é o 51º do ranking. A primeira fase do torneio internacional será de 24 a 29 de setembro, no Parque do Ibirapuera e a segunda fase ocorrerá em Bilbao, na Espanha, de 8 a 13 de outubro. A realização da primeira fase do torneio em São Paulo é resultado de parceria internacional firmada entre as Prefeituras de Bilbao, na Espanha, e de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo – SP Turis

INDICADORES
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo, coronel Armando Reis Filho, fará a apresentação dos indicadores de criminalidade na região, na quarta-feira, 26, das 19h às 22h, na sede da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa, durante a reunião ordinária da associação, na Rua Pio XI, 418, no alto da Lapa. O evento é gratuito, mas como as vagas são limitadas, a Distrital solicita conformação de presença pelo telefones 3837-0544  e 3837-0174 ou por e-mail (dlapa@acsp.com.br). 

CATA BAGULHO
Neste sábado, 22, a operação Cata Bagulho da Subprefeitura da Lapa acontece na Lapa de Baixo, Anastácio, Parque Residencial Lapa e Largo da Lapa. A coleta começa às 10h e vai até as 17h e os objetos podem ser descartados das 7h às 10h em diferentes pontos da Avenida Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê), Avenida Santa Marina, Rua Venancio Aires, Rua Clélia, Rua Barão de Jundiaí, Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, Rua Monte Pascal, Viaduto Domingos de Morais. No próximo sábado a operação vai passar pela região da Vila Leopoldina, Jardim Haddad, Humaitá, Parque da Lapa,  Vila Ribeiro de Barros, Hamburguesa e Bela Aliança. 

ALIMENTE-SE BEM
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) realiza cursos culinários gratuitos que fazem parte do Programa Alimente-se Bem. O objetivo é incentivar mudanças de hábitos alimentares. As aulas atenderão até 450 participantes, divididos em 15 turmas de 30 alunos, entre os dias 9 de outubro e 1º de novembro. Os alunos receberão orientações alimentares para controle e prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes, colesterol e obesidade, além de dicas e informações para a melhor a alimentação na terceira idade. Serão ensinadas receitas balanceadas, nutritivas, econômicas e com ingredientes de fácil acesso. O diferencial dos cursos é o uso de uma unidade móvel especialmente projetada para a realização desses cursos. Esse veículo, que ficará estacionado na CEAGESP, é equipado com uma cozinha completa na qual nutricionistas do SESI-SP ministrarão os conteúdos nutricionais com objetivos educativos. A Ceagesp fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946, na Vila Leopoldina, entrada pelo Portão 3. Outras informações e inscrições (gratuitas) pelo telefone 3643-3832 do Banco de Alimentos da Ceagesp. 

CONSEG LAPA
O Conselho Comunitário de Segurança da Lapa  (Conseg Lapa) realiza a reunião mensal entre os membros natos (delegado do 7º DP e comandante da 1ª Cia da Polícia Militar) na próxima segunda-feira, 24, a partir das 19h45, na sede do Instituto Rogacionista (Avenida Santa Marina, 564). Na ocasião moradores, comerciantes, empresários e representantes de organizações sociais poderão discutir questões ligadas a segurança da região com o delegado do 7° Distrito Policial e o comandante da 1° Cia do 4° Batalhão da Policia Militar, responsável pelo policiamento das ruas da região da Lapa, além de encaminhar reclamações a Subprefeitura da Lapa ou a Inspetoria da Guarda Civil Metropolitana.

ENCONTRO DO VAP
Ex-alunos e professores do antigo colégio Vera Athayde Pereira, VAP realizam o sexto encontro da turma, no dia 5 de outubro (uma sexta-feira), no Lucena Bar (Avenida Ermanos Marchetti, 1058), na Lapa de Baixo. O colégio já extinto, funcionou na década de 70 dentro do então já tradicional Grupo Escolar Guilherme Kuhlmann no Largo da Lapa, 124, para suprir a falta de escolas com os cursos que antigamente eram chamados de ginasial e colegial.  Há seis anos ex-alunos e professores se confraternizam uma vez por ano para lembrar os tempos do colégio. Outras informações pelo celular 9.9444-0653 com o organizador do evento e ex-aluno do VAP, Ricardo Zanini. 

FEIRA DE ARTES (CCP) 
As inscrições para a 4º Feira de Artes da Lapa estão abertas para entidades, artistas e artesãos que queiram participar do evento que será no terceiro domingo de outubro, dentro da programação de aniversário de 422 Anos da Lapa.  A feira vai acontecer das 10h às 19h nas dependências do Shopping Center Lapa (Rua Catão, 72, esquina com Guaicurus). A Feira de Artes e Cultura da Lapa é organizada pelo Centro Cultural Pompeia e conta com o apoio da Página Editora que publica o Jornal da Gente e o Daqui Lapa entre seus veículos de comunicação regional. Os interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural Pompéia para mais informações e inscrições no telefone 3875-2996. 

EMPREENDEDORISMO 
O Rotaract Club SP Aliança Lapa está promovendo seu primeiro encontro da Avenida de Serviços Profissionais com o tema Empreendedorismo cujo objetivo é fomentar a disseminação, discussão, o fortalecimento da cultura empreendedora e esclarecer dúvidas: Criar a minha empresa. Como? Desenvolver o meu projeto. Onde? A minha ideia. Resulta? Empreendedorismo. O que é? As questões serão esclarecidas com o empresário e professor de pós-graduação e mestre em administração de Empresas pela PUC-SP e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela ESPM, Fernando Grisi, no encontro do dia 29 de setembro, a partir das 9h30, na sala de reuniões da ACM-Lapa (Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 1100, na Lapa) com exibição de cases de sucesso e sorteio de livro. Outras informações pelo link do evento (http://aliancalapa.wordpress.com/2012/09/17/convite-palestra-empreendedorismo-teoria-e-pratica/).

PARLAMENTO JOVEM 
Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulista. Podem se inscrever, até a próxima segunda-feira (24/09), alunos que frequentem regularmente as aulas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas ou particulares. O tema do projeto é livre. Os alunos terão de escolher um partido para elaborar seus projetos de lei e se inscrever. São 12 opções de partidos: Agricultura, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Cultura, Habitação, Natureza, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública. Os trabalhos precisam ser relevantes e impactar positivamente na sociedade. O programa tem por objetivo possibilitar a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar. Uma Comissão Especial examinará os projetos e selecionará os 94 melhores trabalhos de todo o Estado. Os nomes dos deputados jovens serão divulgados no dia 22 de outubro. Todas as escolas e estudantes selecionados receberão um comunicado da Assembleia Legislativa. Os autores dos 94 melhores trabalhos participarão de uma sessão parlamentar nos dias 8 e 9 de novembro. Informações e inscrições pelo site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (www.al.sp.gov.br).

PAPA-LAMPADAS
Em parceria com a Sir Company e a Naturalis Brasil, a Ecofit Club promove a Operação Papa Lâmpadas neste sábado, 22, das 9h30 às 14h. Durante o dia serão coletadas lâmpadas queimadas e material eletrônico sem uso, como celulares, pilhas, baterias e carregadores, que receberão destino correto. Qualquer um pode participar do descarte, com o limite de 50 lâmpadas por pessoa. A campanha é mais uma iniciativa que segue a filosofia da Ecofit Club, primeira academia ecológica do Brasil construída com materiais reciclados. A Ecofit fica Rua Cerro Corá, 580. 

MULHERES EMPRESÁRIAS
O Ciesp Oeste em parceria com a Business Profesional Women (BPW-SP) realiza o Encontro de Negócios – Mulheres Empresárias, na quarta-feira, 26, das 14h às 18h30, na sede da Rua Pio XI, 500. As participantes inscritas (R$ 80,00 associadas e R$ 150,00 não associadas) terão oportunidade de apresentar suas atividades, produtos e serviços, em sistema de rodízio. As vagas são limitadas. Outras informações e inscrições pelo telefone 2894-9606.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA