ACONTECE

0
812

FESTA DA ÁGUIA
A Escola de Samba Águia de Ouro realiza a Festa da Bateria no próximo dia 8 (sábado), a partir das 22h, com a entrega das faixas as musas da escola. A Super Festa  terá como convidadas as escolas Portela (Tabajara do Samba) e Grêmio Gaviões da Fiel Torcida (Bateria Ritimão). O convite para a festa custa R$ 10,00 antecipado ou R$ 25,00 na portaria. Outras informações pelo telefone 3872 8262

DIA DE COMBATE A AIDS
Unidade Municipal  do Serviço de Assistência Especializada (SAE-Lapa) estará aberta neste sábado, 1º de dezembro, no dia de Luta Contra a AIDS, oferecendo teste rápido para detecção da doença. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate à AIDS foi instituído globalmente com o objetivo de expandir a conscientização social e o combate ao vírus da AIDS, que acomete mais de 33 milhões de pessoas no mundo desde 2007. Desde o final dos anos 1980, a data vigora no calendário mundial como um dia em que a sociedade une esforços para alertar sobre as formas de transmissão e contágio do vírus, bem como o combate ao preconceito.  O atendimento começa às 10h e vai até 17h com a realização gratuita dos testes. O SAE Lapa fica na Rua Tomá de Souza, 30, na Lapa. 
O Sesc Pompeia participa da programação mundial do Dia de Luta contra a AIDS, neste sábado, 1, por meio de um dia inteiro de intervenções artísticas, espetáculos teatrais e de dança voltados à questão do corpo, da prevenção, do amor, da sensualidade e dos relacionamentos.  As intervenções são gratuitas e acontecem na Área de Convivência, na Rua Central e nos espaços abertos da unidade. A programação se inicia às 9h30 com o espetáculo O Cochicho de Iracema e se encerra às 21h, com Poemas do Guarda Chuva. Rua Clélia, 93. 

FEIRA DE ARTESANATO
A Feira de Artesanato da  Paróquia Dom Bosco ( Rua Cerro Corá esquina com Pio XI) será realizada no próximo dia 8 (sábado), das 14h às 18h, e dia  9 (domingo), das 8h às 20h, com peças artesanais. A renda será revertida para manutenção das obras sociais da paróquia. A igreja Dom Bosco fica na Rua cerro cora, 2101, Alto da Lapa.

CONCERTO DE NATAL
A Paróquia São João Batista de Vila Ipojuca realiza no dia 16 de dezembro (domingo um Concerto de Natal com a presença de três coros regidos pelo maestro Carlos Cerqueira: Coral Horizonte Azul, Coral da Associação Sabesp e Madrigal EmCanto. Na programação começa 20h e terá músicas sacras, canções natalinas nacionais e internacionais e peças do cancioneiro popular brasileiro. Evento gratuito. A Paróquia São João Batista fica na Rua Tonelero, 967.

MUTIRÃO
A Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho promove na próxima semana, de 3 a 8 de dezembro, duas ações visando auxiliar os trabalhadores: o 1º Mutirão de Carteira de Trabalho e a Rodada do Seguro- Desemprego, que acontecerão nas unidades do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho. Entre eles a unidade Lapa II do CAT ( Rua Afonso Sardinha, 201). O Mutirão acontecerá das 8h às 17h, nos CATs Lapa II,Tucuruvi e Tatuapé, que são as unidades do CAT em parceria com a SRTE/SP-Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, onde a procura pelo serviço é acima da média.  Durante a ação, os participantes terão a oportunidade de participar de oficinas de Orientação para o Trabalho, com temas como processo seletivo, entrevista de emprego, elaboração de currículos, habilidades, entre outros. No dia 6, terça-feira, representantes do Senac farão palestra no CAT Lapa I (Rua Monteiro de Melo, 342) sobre os cursos gratuitos oferecidos pela instituição.

VIRADA INCLUSIVA
O Sesc Pompeia participa da 3º Virada Inclusiva neste final de semana, 1 e 2, com atividades artísticas, esportivas e culturais voltadas à inclusão e acessibilidade de deficientes físicos. A Virada Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo que conta com a parceria da rede Sesc-SP. Na Unidade Pompeia do Sesc, o público pode fazer uma visita guiada à exposição Isaac Julien – Geopoéticas, às 11h e às 15h, com monitoria dos educadores e da intérprete, tradutora e guia de libras Vânia Santiago, tornando as obras acessíveis aos deficientes auditivos. Além disso, a “Aula Aberta de Modelagem em Cerâmica” (das 14h30 às 17h) apresenta aos deficientes visuais noções sobre as propriedades da argila, suas características táteis e técnicas de modelagem. No esporte, alguns destaques do sábado (1) são as aulas de Yoga no Escuro (às 9h30, no 11º andar), focadas na abordagem sensitiva da postura e Futebol de Cinco, modalidade em que uma bola com guizos orienta os jogadores (às 9h30, no 2º andar), para jovens de 13 a 15 anos. Além do Voleibol Adaptado (às 12h30), nas modalidades de voleibol sentado, voleibol no escuro e câmbio, entre outras atividades voltadas ao público infantil como Esporte Criança em uma experiência sensorial (às 10h30). No Conjunto Esportivo terá ainda Basquetebol no Escuro (13h) e Corrida Adaptada (15h), sábado, dentro da programação inclusiva do sábado. O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 93. Grátis. Outras informações da Virada no Sesc pelo telefone 3871-7700.  O Transporte especial estará funcionando entre as Estações Barra Funda e Vila Madalena para levar os deficientes ao Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93).  Na segunda-feira, 3, Dia do Deficiente, o bloco Circuito da Barra Funda fará o trajeto do Terminal Barra Fundaaté a sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, entre 10h e 13h. 

FESTA DO NHOQUE
A Sociedade de Estudos Espíritas “3 de Outubro” realiza sua 1ª Festa do Nhoque na Lapa, neste domingo, 2, das 10h às 20h. O evento beneficente terá barracas de comida (nhoque, pastéis, churrasco, doces, entre outras) além de atrações artísticas (musical com o cantor DaNNilu) e infantis na programação. A Festa do Nhoque  será realizado na Rua Tibério, 264, entre a Clélia e Coriolano. A renda será revertida para os trabalhos sociais que a “3 de Outubro” presta a comunidade por meio do Núcleo Assistencial Anita Briza que atende pessoas de baixa renda, em situação de rua e vulnerabilidade social. 

JOGOS DA CIDADE
O time de futebol de areia (beach soccer) da Associação XI Garotos da Lapa está classificada para a final da fase Municipal dos Jogos da Cidade. A disputa será no próximo dia 7 (sexta-feira), às 20h, contra o outro finalista, o Mistura Fina do Campo Limpo, no Estádio do Pacaembu.  Depois de sair vitorioso na etapa regional dos Jogos da Cidade (da Subprefeitura da Lapa), os XI Garotos da Lapa se prepara para a grande final. Os XI Garotos da Lapa tem mais de 50 anos de história no futebol de várzea da região e um projeto de inclusão social, que atualmente é desenvolvido no Clube Escola Lapa, o Pelezão, no Alto da Lapa. Quem quiser assistir a partida dos Jogos da Cidade poderá usufruir do transporte gratuito que será oferecido aos torcedores. Os Ônibus partirão do Clube Escola Lapa, o Pelezão, Rua Belmonte, 957, às 18h, para levar os torcedores até o Pacaembu. 

REINAUGURAÇÃO
A Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo reinaugura o dístico da sede Distrital Lapa, dia 1, às 10h, na Praça Aníbal Marcondes do Amaral, localizada entre as ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, Tomé de Souza e Barão da Passagem, no Alto da Lapa. Outras informações telefone 3645-3095 e 3635-0941.  

BAZAR BENEFICENTE
O Bazar Beneficente do Centro Espírita “Vicente Rodrigues Vieira” será realizado nos dias 6 (das 18h30 às 21h), 7 (14h às 20h) e 8 de dezembro (14h às 17h), na Rua Capitão Alceu Vieira, 142, Vila Ipojuca, Lapa.Serão expostos artesanatos em crochê, plantas e artigos seminovos (roupas, sapatos, brinquedos, louças, bijuterias, etc.) com o objetivo é captar recursos para seu Departamento de Assistência Social. Outras informações pelo telefone 3864-1831 e 3871-5493. 

ACERTANDO SUAS CONTAS
A última oportunidade do ano para quem pode e quer zerar dívidas com bancos, concessionárias de energia elétrica e crediários é a campanha Acertando Suas Contas que será realizada de 4 a 8 de dezembro, das 9h às 18h, sob a lona gigante (de 1200 metros quadrados) armada na Praça Cívica do Memorial da América Latina. Os interessados em participar do mutirão precisam apresentar apenas RG e CPF. O evento organizado pela administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, Boa Vista Serviços, espera bater recorde de atendimentos nos guichês montados na Praça Cívica do Memorial. Desde 2010 o “Acertando Suas Contas” promoveu 54 mil renegociações de dívidas, solucionando os problemas financeiros de 248 mil famílias. CINEMA E MIGRAÇÃO
Com entrada franca, a programação do Cinema e Migração traz Maré Chiuso de Andrea Segre e Stefano Liberti para o anexo dos Congresisistas do Memorial da América Latina (ao lado do auditório Simon Bolívar)), dia 6, excepcionalmente às 17h, e o Seminário “Migrações Hoje”, dias 6 e 7 de dezeembro, dia 6 das 9 às 17h, e dia 7 das 10h às 18h30, no auditório Simon Bolívar, acesso pelo Portão 12. As vagas para o seminário são limitadas. Inscrições a partis do dia 1 de dezembro pelo site do memorial (www.memorial.org.br). 

CHOROBLUE
A Banda Choro Blue se apresenta no CEU Jaguaré neste sábado, 1 de dezembro, encerrando o ano letivo tocando composições brasileiras. A Choro Blue é uma banda formada por crianças a partir de 8 anos, que tocam instrumentos de sopro e tem na música a oportunidade de se expressar socialmente. O projeto é desenvolvido pelo maestro John Berman, e resgata a auto estima de crianças em situação de vulnerabilidade, ajudando a transformar suas vidas, de seus familiares e amigos, por meio do aprendizado da música. O maestro que sempre trabalhou com crianças, ministrando aulas nos EUA e Colômbia por 30 anos. Em 2002 ele veio conhecer o Brasil e ficou encantado com a Bossa Nova mas acabou fisgado, tecnicamente, pelo Chorinho Brasileiro, que considera uma das músicas mais requintadas e difíceis de tocar do mundo. Desde então vem estudando e divulgando o chorinho. Como sempre desejou atuar com crianças carentes, teve a idéia de criar no Brasil uma entidade de ensino musical, voltada para esse público onde a educação musical promove a inserção social. Como a primeira doação para o projeto foi feita pelo pai de John, Harold Berman – professor de Harvard e grande incentivador de causas sociais-, o mesmo foi batizado com o nome dele – Instituto de Música Educação e Cultura Harold Berman. A união do encantamento do maestro pelo chorinho e de seu profundo conhecimento em jazz e blues deu origem ao nome ChoroBlue. Atualmente o Instituto atende cerca de 80 crianças e adolescentes nos Centros de Juventude do Bairro da Lapa, na Associação Cívica Feminina. A idéia é ampliar ainda mais sua atuação, com a parceira com o CEU Jaguaré, principalmente por causa dos  resultados positivos, nestes seis anos de atuação do projeto. O CEU Jaguaré fica na Avenida Kenkiti Simomoto, 80. Outras informações sobre o ChoroBlue pelo portal (www.choroblue.org.br). 

CARNAVAL
Continuam os ensaios da Bateria da Escola de Samba Império Lapeano, todas as sextas-feiras e domingos, a partir das 17h, com entrada franca. A quadra da Império Lapeano fica nos baixos do viaduto Mofarrej, na Avenida Mofarrej esquina com Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA