Lutando contra o mosquito

0
889

É preciso se conscientizar que um inseto tão pequeno quanto o mosquito Aedes Aegypti faz um estrago tão grande quanto o que está acontecendo na região da Vila Leopoldina. Só na Unidade Básica de Saúde Parque da Lapa foram identificados nove casos, sendo pelo menos três confirmados. Desconhecimento? Não. Várias campanhas da Prefeitura e mesmo de emissoras de rádio, televisão e jornais alertam para o aumento de casos em todo o País. Por aqui não é diferente. Saiba que historicamente esse será um ano Dengue. Pelo menos foi o que disse o secretário adjunto de Saúde, Paulo Puccini, há cerca de um mês na reunião de prestação de Contas do Conselho Municipal de Saúde. Puccini alertou para uma característica do mosquito que apresenta picos em alguns intervalos de tempo. 2013 é um deles. E a confirmação chega com o aumento de casos na região da Leopoldina. A própria UBS tenta barrar o avanço da Dengue e aproveita as caminhadas que realiza com moradores e atendimento na unidade para falar da prevenção e eliminação de possíveis criadouros do Aedes Aegypti, que se desenvolve, na maioria das vezes, dentro das residências, em pratos de plantas ou recipientes como vidros, com água limpa e parada. Com menos de um centímetro e aparência inofensiva, o inseto costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos agentes de saúde para deter o mosquito é entrar nos condomínios para averiguar se existem possíveis criadouros. A informação foi dada pela agente comunitária da UBS, Elizabeth Timm, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança da Vila Leopoldina, na terça-feira. Segundo ela, os zeladores impedem a entrada dos agentes, até por uma medida de segurança dos moradores. Mas o gerente da UBS Parque Lapa, Cleber Reatti, explica que basta a pessoa ligar para a UBS e checar sua identidade, em caso de dúvida sobre o agente. Se o morador de prédio de alto padrão acha que está imune ao inseto saiba que já há suspeita de pelo menos um caso na Bela Aliança. 

Além de toda a campanha já existente, a gerência da UBS se reuniu com a direção do Sesi Leopoldina na manhã da sexta-feira,  para mais uma tentativa de deter o mosquito. Ficou acertada uma parceria para ação de panfletagem na quarta-feira, 29, com visita aos condomínios para conscientizar sobre o poder do inseto. Além disso, haverá apresentação de uma peça sobre o mosquito para crianças no Sesi. É mais uma tentativa de conscientizar a comunidade sobre o mosquito que com uma simples picada contamina as pessoas com um vírus que pode levar à morte. Vamos colaborar!

COMPARTILHE
Artigo anteriorROTAKIDS
Próximo artigoLAPA MUNDI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA