Participação consciente

0
935

Ao que parece, as vozes represadas das manifestações das ruas já reflete nos encontros comunitários. Basta dizer que esta semana tivemos reuniões todos os dias. Começamos com festa julina Arraiá da Lapa, segunda-feira, no Pelezão. Um tema leve que reuniu organizadores e representantes de entidades para acertos na participação do evento beneficente.

No dia seguinte, o transtorno causado por festas do CDC City (Clube da Comunidade City da Rua Sepetiba) a seus vizinhos reuniu subprefeito, supervisor de Esportes e moradores para esclarecer com a diretoria do clube as reclamações e questionamentos da comunidade. Talvez os moradores tenham saído do encontro sem todas as respostas, mas tiveram a promessa de um diálogo para discutir horários de eventos que não prejudiquem à vizinhança. Uma nova reunião será agendada para debater o tema. A direção do CDC também prometeu reabrir o clube daqui 30 dias.

A quarta-feira foi de apresentação do EVA (Estudo de Impacto Ambiental) e do método do construtivo das galerias dos Córregos Água Preta e Sumaré, de combate às enchentes históricas na Pompeia. Todas as perguntas e dúvidas foram esclarecidas por diretores da SP Urbanismo e técnicos da Secretaria do Verde. Falta a aprovação da Câmara Técnica do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) para que a obra (já licitadas) tenha início.

Os vereadores da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, Andrea Matarazzo e Nabil Bonduki, visitaram a comunidade Água Branca para conhecer seus problemas. Matarazzo e Nabil cumpriram uma promessa feita na audiência pública da Operação Urbana Água Branca, na semana passada. Eles preparam substitutivo ao projeto de Lei da Operação Urbana Consorciada Água Branca. Os moradores da comunidade Água Branca, que ficam dentro da area da Operação, reivindicam melhorias na drenagem (por causa de enchentes), posto de saúde e reforma e construção de moradias. 

A primeira reunião de zeladoria da Subprefeitura Lapa teve a presença de mais de 40 pessoas, na quinta-feira. A proposta é em agosto dar respostas às demandas recebidas na reunião. Para fechar a semana, a comissão organizadora do Arraiá da Lapa deu continuidade aos acertos do evento. 

De festa às discussões mais complexas, se nota que a participação nesses encontros vem crescendo a cada dia, o que é muito positivo. Temos que aproveitar esses momentos sem perder o foco daquilo que é importante para todos, sob risco de deixar que grupos com interesses difusos tumultuem esse processo da participação consciente. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA