Ponto de partida para cultura

0
932

Elaborar políticas públicas de cultura para São Paulo exige, antes de tudo, revelar o que a cidade representa para si, para o Brasil e para o mundo. Capital intercultural, híbrida e cosmopolita, é um patrimônio simbólico e afetivo dos que são de São Paulo, dos que vêm a São Paulo, dos que veem São Paulo.

A importância da cidade reside no seu significado enquanto metrópole, que se revela a si mesma na descoberta constante de suas vocações culturais. É nítido que as desigualdades sociais e as interdições e exclusões de partes da sua população têm repercussão na cultura, constrangendo o desenvolvimento cultural da cidade e impedindo que todos os paulistanos exerçam plenamente seus direitos culturais, tanto no sentido da expressão de suas manifestações quanto na fruição e acesso aos bens e serviços da cultura. Sua importância está também no que significa para o País, do interior do estado às demais regiões brasileiras, que, através de seus conterrâneos, a cada dia enviam manifestações de suas culturas para compor o mosaico multicolorido da cidade.

A III Conferência Municipal de Cultura (que será no Memorial da América Latina) tem a missão de captar esta vibrante energia cultural da cidade e debater os meios para catalisar todo o seu potencial. Juntos, vamos construir a São Paulo que queremos.

Boa conferência!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA