Escola celebra 50 anos com pesquisa histórica

0
2025

Foto:

Escola está reunindo documentos de ex-alunos

A Escola Estadual Alfredo Paulino completa esta semana 50 anos na Rua Caativa, 15 (Alto da Lapa) com um objetivo nobre: resgatar a história do colégio e dos alunos que fizeram parte desta trajetória. “Mais que encontrar ex-alunos famosos, nosso objetivo é mostrar aos nossos alunos atuais que a escola tem uma história e que eles devem valorizá-la como patrimônio da comunidade”, explica Rosângela Yarshell, diretora da unidade. Esta pesquisa culminará na festa, marcada para outubro deste ano. “Estamos reunindo documentos de alunos antigos, carteirinhas, fotos, depoimentos para fazer uma exposição na escola”, detalha Rosângela. Para tornar esta mostra ampla o colégio está buscando na comunidade estes registros. Caso haja interesse em ajudar, o telefone da escola é o 3836-2335.

No entanto, a história do colégio não se resume às cinco décadas que está instalado na Rua Caativa. Ele já existia na vizinha Vila Ida, em um galpão de madeira, como um externato para poucas crianças nas primeiras décadas do século XX. Tempo depois (não se sabe ainda precisamente quando) cresceu e se tornou um grupo escolar. “Este desenvolvimento foi fruto da dedicação do educador mineiro Alfredo Paulino e sua família. O terreno aqui (na Rua Caativa) foi então cedido e foi estabelecida a escola estadual com o nome homenageando Paulino em 15 de agosto de 1963”, explica a diretora da escola. Alfredo Ferreira Paulino, formado em Farmácia, nasceu em 1876 e faleceu em 1928, dentre os quais exerceu o magistério por quase 30 anos.

Neste período, a escola acompanhou as mudanças no sistema estadual de ensino. Atualmente tem apenas classes do Ensino Fundamental I (1ª à 5ª Série) em tempo integral (7h às 16h), desde 2006. Também é conhecida na região por fazer a inclusão de deficientes. “Nesse momento temos dez alunos portadores de deficiências que são atendidos plenamente por todo este período”, afirma Rosângela.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA