Secretário visita Tendal da Lapa

0
672

Foto:

Alfredo Manevy, Pradas e o secretário Juca Ferreira

O secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, visitou o Espaço Cultural Tendal da Lapa, na quarta-feira, 14, acompanhado do secretário-adjunto Alfredo Manevy. Ferreira foi recepcionado pelo subprefeito Ricardo Pradas e pela coordenadora do Tendal, Carla Monteiro Lopes da Silva. Em seguida, a nova supervisora de Cultura da SubLapa, Cleide Coutinho, se juntou à comitiva. 

O secretário conheceu um pouco da história do Tendal  da Lapa que iniciou suas atividades a partir do Grupo Teatro Pequeno, que em 1989, promoveu uma “invasão cultural” no prédio de um antigo entreposto de carnes da região. 

O secretário circulou pelo espaço e pela parte do prédio ocupada pela Subprefeitura. Na visita, Juca Ferreira soube que a casa de cultura foi oficializada em dezembro de 1992 e que o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural.  “O Tendal tem  um potencial maior ainda do que o pessoal da secretaria tinha dito. Se justifica a ideia de fazer um investimento grande para qualificar o espaço e dotar de  condições de um atendimento maior do que já oferece”.

Para ele, o fato do Tendal ter surgido de uma ocupação de ativistas mostra que o espaço existe enquanto fluxo de processos culturais. “O poder  público pode dar infraestrutura melhor ao espaço para que esses processos culturais sejam mais amplos, mais qualificados e que tenham condições de atender as demandas e necessidades da região”. O secretário sugeriu à Carla e Cleide que criassem um fórum de cultura da região que gere um diagnóstico de demandas e necessidades. “O fato de não existir um planejamento territorial, não pode ser motivo para inércia”, afirmou Juca.

O secretário ficou impressionado com o Tendal. “(O espaço) É maior do que eu imaginava. Pra mim o Tendal já tem essa energia dos grupos culturais que ocuparam o espaço e vem mantendo a dinâmica na precariedade: se botar muita carga cai a energia (rede muito antiga),  tem inundação, goteira. Pela quantidade de problemas e de funcionários imagino que isso é tocado com muito boa vontade, se não já estaria fechado”, declarou ele. “Precisamos pensar em uma intervenção que considere esse ponto de partida importante que gera um sentimento de pertencimento. Esse é o equipamento ideal. A dificuldade é que a Secretaria de Cultura tem o menor orçamento relativo de doze anos, caiu de uma média de 1,3 do orçamento para 0,9”.Ferreira pediu uma lista dos problemas do Tendal com o nível de emergência como a eletricidade, internet (no Centro de Inclusão digital) e de gravidade. “Vou ver em que possibilidades podemos enquadrar e os recursos”. Cleide quis falar sobre outros equipamentos culturais que estão sob sua supervisão. O secretário explicou que a visita foi agendada para o Tendal. Ficou combinado que em outra oportunidade Ferreira vai conhecer os outros equipamentos culturais da região. (MIC)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA