Câmeras da GCM monitoram a região

0
816

As câmeras de vigilância instaladas pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) em pontos estratégicos do bairro da Lapa, há mais de um ano, viraram ferramentas importantes para a GCM e Policia Militar, que compartilha o sistema de monitoramento da região. Uma delas foi instalada em agosto do ano passado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela GCM na Rua 12 de Outubro com Clemente Álvares.

As imagens, monitoradas 24h por agentes do órgão, são gravadas, armazenadas, protegidas na forma da Lei e podem ser requisitadas pelas autoridades policiais e pela Justiça, a fim de auxiliarem na solução de crimes.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, todas as câmeras são instaladas após estudos, tendo como base os programas operacionais da GCM, os índices de criminalidade, os locais com grande fluxo de pessoas, veículos, além dos circuitos turísticos e de autoridades. De acordo com órgão, o principal objetivo da Central de Videomonitoramento da GCM é contribuir para a redução dos índices de desordem urbana e aumentar a segurança do município, uma vez que as câmeras possibilitam que os agentes operacionais atuem prontamente em ocorrências de dano ao patrimônio e má utilização do espaço público, por exemplo.

Segundo o comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Armando Reis Filho, as câmeras se transformaram em uma importante ferramenta para a identificação dos autores de delitos, ocorridos em ruas com grande concentração de público como a 12 de Outubro e Clemente Álvares.

Ao todo, a região da Lapa conta com mais seis pontos de monitoramento. Além da 12 de outubro com Clemente Álvares, o centro comercial tem monitoramento na Rua Nossa Senhora da Lapa x Rua Afonso Sardinha (instalada em 4 julho de 2012), na Rua Doze de Outubro x Rua Barão de Jundiaí (Instalada em 6 de agosto de 2012) e na região do Mercado da Lapa, na saída para o Viaduto, (Instalada em 9 novembro de 2012). A Vila Leopoldina também tem monitoramento da GCM na Rua Seidel com Rua Baumann, Avenida Imperatriz Leopoldina com Rua Guaipá e Rua Xavier Kraus com Avenida Doutor Gastão Vidigal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA