Carnaval da dengue

0
865

A comunidade que se cuide porque a folia do mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti, começou antes mesmo do período de Carnaval. Moradores da Rua Sepetiba e ruas do entorno, na Vila Ipojuca, travam uma luta contra o inseto. Segundo o morador Manuel Jorge Valentim, pelo menos dez pessoas da região já foram vítima do mosquito. Seu filho foi uma delas. O jovem contraiu a dengue hemorrágica e sua esposa se recupera da fase mais crítica da dengue clássica. Há cerca de um mês outro morador da mesma rua teve dengue, motivando sua esposa a colocar cartaz na padaria Natalina, próxima de sua residência, alertando para o problema. Já Valentim reclama que entulhos e pneus deixados na Rua Francisco Alves, próxima ao local de contaminação dos moradores, pode ser um dos focos do mosquito.

Medidas simples como eliminar recipientes com água limpa parada como pratos de plantas (preencher com areia), virar frascos e garrafas com a boca para baixo e manter caixas d’água bem tampadas, podem acabar com o carnaval do inseto transmissor da doença. Agentes da Vigilância da Secretária Municipal da Saúde estiveram na região realizando bloqueios e eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mas é importante que toda comunidade também faça sua parte para evitar o avanço da doença.

Depois de tomar as providências de combate ao mosquito, o carnaval pode ser mais seguro, principalmente, se o folião que for aos desfiles de blocos, escolas, festas ou bailes de carnaval seguir as dicas do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, coronel Armando Reis Filho. Entre elas está andar acompanhado para não virar alvo de criminosos, evitando locais com pouca luminosidade e uso de objetos caros nos festejos carnavalescos.

Além do desfile de blocos e das escolas Águia de Ouro neste sábado e da Império Lapeano, dia 3, o comandate avisa que PM fez um planejamento especial para manter a ordem pública.

Evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas está entre as recomendações do coronel: se beber, não dirija. Até porque o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) está investindo cerca de R$ 11 milhões na expansão do Programa Direção Segura, ação integrada com as Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica na fiscalização da Lei Seca em todo o Estado. Com o tema “Seu carro vai rápido, sua vida também”, o Detran SP inova na campanha preventiva que chama a atenção dos motoristas sobre os perigos da combinação álcool e direção durante o Carnaval. Ações educativas serão feitas no Sambódromo, nos bares e em blocos de rua da Cidade.

Já a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza até o dia 5, quarta-feira de Cinzas, uma operação especial para fiscalizar a venda e o consumo de álcool para menores em estabelecimentos comerciais durante o Carnaval.

Quem for pego desrespeitando a Lei antiálcool para menores pode ter o estabelecimento interditado. Agentes das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal e do Procon-SP, grande parte à paisana, vão percorrer e fiscalizar bailes, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos situados em ruas por onde passam blocos, cordões e trios elétricos. Quem tomar todos os cuidados e seguir as dicas vai pular o Carnaval com mais segurança. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA