Celebração às mães

0
850

Neste domingo (11 de maio) comemora-se o Dia das Mães, data onde as famílias se reúnem para celebrar e agradecer aquelas que ainda estão presentes e as que já se foram. É comum os filhos fazerem surpresas, dando presentes as suas mães ou organizando atividades que demonstrem amor e carinho por elas.

A história do Dia das Mães começou na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses. Depois de cristianizado, o Império Romano continuou a celebrar a data, mas no 4º domingo da Quaresma, em honra da virgem Maria, e da igreja-Mãe. Foi só no século XVII, na Inglaterra, que o Dia das Mães passou a ser conhecido como “Domingo das Mães”. 

No Século XX uma jovem americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Suas amigas resolveram dar uma festa, para perpetuar a memória de sua mãe e animar Anna. A filha quis estender a todas as mães, vivas ou mortas, e em pouco tempo a comemoração se propagou pelos Estados Unidos. 

No Brasil, a Associação Cristão de Moços de Porto Alegre foi a primeira a comemorar o Dia das Mães, em de 12 de maio de 1918. A data foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas para o segundo domingo de maio.

A comemoração também coincide com o período de celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira de duas paróquia da igreja católica que levam o nome da Santa, uma na Vila Leopoldina e no Sumaré, com missas e procissões, levando a imagem da Santa pelas ruas da região (em 13 de maio). 

Apesar da origem religiosa, hoje o Dia das Mães tem um forte apelo comercial. A compra de presentes virou tradição e movimenta o comércio. Aliás, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, perde apenas para o Natal.

Quem deixou para comprar a lembrancinha e os ingredientes do almoço para última hora deve encontrar as ruas lotados, mas por outro lado se beneficiar com promoções e descontos especiais no comércio local.  

Aqueles que não conseguirem comprar presente podem celebrar a data nas missas ou no evento Super Mãe realizado pelo Clube Municipal Pelezão, na manhã deste sábado. De qualquer forma, a celebração do Dia das Mães está garantida. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA