Dança das cadeiras

0
1397

Começa a dança das cadeiras na Subprefeitura Lapa. A exoneração da supervisora de Cultura Cleide Coutinho foi publicada no Diário Oficial da Cidade na quarta-feira, 28, dois dias depois foi a vez do subprefeito Ricardo Pradas. Em ano de eleições esse troca-troca em cargos de confiança (comissionados, por indicação política) é mais comum do que se imagina.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a saída do subprefeito Ricardo Pradas foi a seu pedido. O fato está registrado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de sexta-feira, 30. Em roda de pessoas mais íntimas, ele já tinha manifestado o desejo de voltar para Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), seu lugar de origem. Morador do Parque São Domingos, da vizinha Pirituba, Pradas chegou à subprefeitura indicado pelo seu amigo e padrinho político Francisco Macena, homem forte do governo Haddad que na época era Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e hoje é secretário de Governo. Esta semana Pradas avisou que sua volta a CET estava certada. Na autarquia, ele é funcionário de carreira e volta com uma promoção que aguardava faz tempo. “Tendo em vista a carreira, me pareceu a melhor opção”, disse o então subprefeito. 

Antes mesmo da publicação no Diário Oficial, quando ele ainda era o subprefeito, começaram as indicações e especulações de nomes a um novo ocupante do cargo. Um deles é o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura, Jorge Eloy Gomes Pereira, mas existem outros. Haddad precisa avaliar bem sua escolha. Na maioria das vezes os servidores de carreira têm receio de prejudicar seu currículo profissional e ficam travados em suas decisões.

Em ano eleitoral, até que demorou para começar as mudanças na Subprefeitura Lapa. O chefe de gabinete da Subprefeitura Lapa,Victor Perina, deixou o cargo, dia 15 (para concorrer as eleições desse ano pelo PHS), e Brunna Perina que assumiu seu lugar agora também vai responder interinamente como subprefeita até a definição de um novo titular para o cargo. A decisão do prefeito é aguardada com ansiedade pela comunidade. Na gestão anterior, Kassab colocou coronéis com a intenção de combater a corrupção e nessa gestão buscou-se um perfil mais técnico até o momento.  Mas na plenária regional do PT, os militantes pediram a Haddad para colocar no cargo petistas comprometidos com as diretrizes da legenda. Talvez o prefeito atenda ao pedido de seus companheiros, mas corre pelos bastidores da política que a ideia é ampliar o apoio na Câmara, abrindo espaço para que um partido de fora da base governista indique o novo subprefeito.  O problema é que a Subprefeitura já têm indicações de vereadores de partido distintos como Laércio  Benko (PHS), Paulo Frange (PTB) e Eliseu Gabriel (PSB). O perigo é que o compartilhamento da administração acabe em uma máquina dispersa e ineficiente no atendimento comunitário. O prefeito terá que decidir o quer: a eficiência ou troca do cargo por alguns minutos para a Campanha Eleitoral na televisão. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA