Região tem desafio de aumentar a reciclagem

0
832

Foto:

Ubirajara de Oliveira, Maria Isabel Coelho, Silvano Silvério e Mônica

O presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Silvano Silvério da Costa, e a gestora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, Mônica Borba, falaram sobre os desafios e a responsabilidade de cada morador na produção de resíduos sólidos (lixo e materiais recicláveis), durante o Café com a Comunidade, de terça-feira, 24, na ACM-Lapa. O evento de iniciativa da Página Editora e Jornal da Gente é realizado com o apoio do Portal Tudoeste, ACM-Lapa e Yano Gastronomia para o debate da comunidade com especialistas. 

Silvério lembrou que os resíduos sólidos foram considerados lixo no passado. “Da quantidade produzida na Cidade (cerca de 20 mil tonelada/dia), 60% é de material reciclável. Estamos falando de uma quantidade enorme que acaba no aterro sanitário. O prefeito inaugurou no dia 5 a Central de Triagem (na Ponte Pequena) com capacidade de 250 mil toneladas, que dobrou a capacidade de reciclagem”. A idéia, segundo Silvério, é chegar a 2016 com 10% de resíduos recicláveis (hoje é reciclado apenas 1% de todo resíduo produzido). 

Mônica apresentou o Projeto Consumo Sustentável e Ação da Subprefeitura Lapa, lembrando que a região tem índice superior à média nacional de produção de resíduos. “O diagnóstico feito pelo instituto mostra que cada um dos 305.526 habitantes da Subprefeitura Lapa produz 1,56 quilos de resíduos por dia, resultando em 476.620 quilos/dia só na região. “Isso significa que estamos quase 60% acima da média nacional de produção de lixo por habitante que é 1quilo por dia”, conclui Mônica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA