Comunidade define as prioridades para orçamento

0
1113

Foto:

Secretária Leda Paulani apresentou as prioridades para o orçamento da Sub Lapa

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) promoveu na manhã do sábado (6) a audiência pública para discutir a elaboração do orçamento de 2015 da Subprefeitura Lapa. A reunião trouxe ao auditório da Sub Lapa mais de 50 pessoas interessadas em sinalizar quais eram as prioridades da região para serem executadas no próximo ano. A audiência integra o Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento de 2014, que vem discutindo a elaboração da Proposta de Lei Orçamentária de 2015 (PLOA 2015), de forma participativa e territorializada.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani, junto da subprefeita da Lapa, Jackeline Morena de Oliveira, apresentou a devolutiva das prioridades. O resultado desse processo será o envio para a Câmara de Vereadores, até 30 de setembro, de uma proposta de lei orçamentária. O Hospital Municipal Sorocabana foi elencado como o projeto prioritário 1, no entanto para 2015 foi apenas contemplada a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no prédio e a reforma do hospital ficaria para 2016. O protesto foi geral. A secretária argumentou que o que trava a reforma são questões jurídicas com o Governo do Estado, todavia a comunidade presente explicou que não há empecilho para que a obra não comece no próximo ano. Leda se comprometeu a avaliar o caso junto à Secretária de Saúde.

A segunda meta priorizada foi a construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Integral Sepetiba (Vila Ipojuca), Coronel Bento Bicudo (Lapa de Baixo) e Vila Jaguaré. Segundo o exposto está previsto para o orçamento de 2015 apenas as UBSs da Vila Ipojuca e da Lapa de Baixo. A UBS da Vila Jaguaré ficaria para o orçamento de 2016, o que fez o conselheiro participativo do bairro, Paulo César Maluf protestar. “O Jaguaré vive um estado caótico em termos de saúde. A unidade que atualmente atende a região já atende quase quatro vezes mais pacientes que o dimensionado para ela”, explica. Em terceiro está o programa de regularização fundiária, que o orçamento de 2015 pretende regularizar 3.800 domicílios na Nova Jaguaré, que estão em etapa final de cadastramento. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA