Voto é coisa séria

0
842

Chegou à hora de escolher o que queremos para os próximos quatro anos. É neste domingo que o eleitor vai depositar nas urnas sua esperança em um futuro melhor. Ao longo dos últimos três meses realizamos encontros “À Mesa com Empresários” e “Cafés com Políticas” além de levar ao leitor matérias da movimentação de candidatos nos bairros da gente. Esses almoços e cafés foram organizados com o objetivo de contribuir para que o leitor-eleitor escolha melhor aquele que receberá seu voto de confiança à Presidência da República, Governador ou mesmo para o parlamento federal e estadual e Senado. Esses eventos promovidos pela Página e Jornal da Gente, inéditos em jornais regionais, foram elogiados por políticos dos mais diversos partidos como um espaço importante para o debate democrático, uma vez que no horário eleitoral o tempo é curto.

Mesmo assim, a dificuldade de escolha ainda é grande. Entre os problemas apontados pelo eleitor está o grande número de partidos (32) e candidatos que correm atrás do voto do eleitor. Só em São Paulo são 1318 candidatos que concorrem a Câmara Federal e 1879 à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Isso se soma, na maioria das vezes, a falta de conhecimento de quem é candidato e da falta de debate com aqueles que concorrem ao parlamento. Não é fácil escolher. Nós do Jornal da Gente tivemos a preocupação de apresentar candidatos que de alguma forma estão ligados a região. Alguns são do bairro, outros trabalham ou tem negócios há muitos anos por aqui. Ainda temos vereadores que concorrem a deputado federal ou estadual com um trabalho desenvolvido com emendas parlamentares destinadas para a região ou abrindo portas em secretarias e no gabinete do prefeito ou governador para defender nossas bandeiras, em áreas como Saúde, Educação, Transporte, Habitação, entre tantas outras. Uma coisa é certa, eleger deputados com vinculo na região torna mais fácil a cobrança e fiscalização do seu trabalho pela proximidade.

Se os últimos levantamentos sobre a preferência do eleitor a presidente da República, governador e Senador já tem nomes mais definidos, o mesmo não acontece com relação ao parlamento. Segundo uma pesquisa Ibope divulgada pela revista Veja São Paulo, o bloco dos indecisos é grande tanto para Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa de São Paulo. De acordo com os dados, só 12% do eleitorado decidiu quem será seu deputado federal, 2% não conhecem os candidatos e 86% estão indecisos. Já quanto à escolha de um candidato a deputado estadual somente 10% já decidiram, 1% desconhece os candidatos e 89% estão indecisos.  Sabemos que as eleições a presidência e governador atraem mais a atenção das pessoas, mas precisamos escolher nossos deputados e um senador (este será eleito apenas um senador) para garantir a democracia no País. Neste domingo, temos o poder nas mãos. O poder de decidir nosso próprio futuro nas urnas. Pesquise, análise antes de depositar seu voto em um candidato. Não esqueça que sua decisão tem prazo de validade por quatro anos. Neste domingo, dia da eleição, somos todos iguais, valemos um voto. Voto que pode ser de continuidade ou de renovação política, mas que precisa ser consciente.  Faça sua colinha, escolha seus candidatos, não negocie seu voto. Voto não é brincadeira,  voto é coisa séria. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA