Aniversário e fé

0
832

Sem nenhuma programação especial, o aniversário de 424 anos da Lapa, neste domingo 12 de outubro, ficará em branco. A Subprefeitura Lapa não organizou nenhum evento em comemoração a data. Talvez porque a subprefeita é nova no cargo. O Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), que tradicionalmente organizava a comemoração de aniversário do Lapa, também não fechou nenhuma programação para esse domingo. O aniversário vai esperar. Quem sabe os 424 anos da Lapa seja lembrado nas próximas semanas. De quem é a culpa dessa falta de memória? Uns alegam que a correria da Copa do Mundo, seguida das eleições, atrapalhou, outros ao dia-a-dia e ao processo de verticalização do bairro que acaba afastando, de alguma forma, as pessoas do convívio em comunidade.

Resta a programação do Dia das Crianças em vários endereços da região como o Espaço Cultural Tendal da Lapa, parques da região, Sesc Pompeia, Memorial da América Latina além de teatro e bibliotecas. Uma coisa é certa, vamos brincar ou rezar.

Neste domingo também se celebra o dia da Padroeira do Brasil. Fiéis da igreja católica vão reverenciar Nossa Senhora Aparecida nas missas pelas paróquias da região.

Não haverá festa de 424 anos do bairro, mas o domingo será de bênção para a comunidade com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que chega em cortejo pelo Rio Tietê, na Ponte do Piqueri, e passa por dentro do bairro da Lapa a caminho da Catedral da Sé. A expectativa é que a carreata com a Santa faça uma breve parada em frente à Paróquia Nossa Senhora da Lapa, antes de seguir para a missa solene na Catedral. Aliás, padre Adalton da Nossa Senhora da Lapa deve lembrar o aniversário do bairro em sua celebração, como faz todos os anos.  As demais paróquias também estarão celebrando o Dia de Nossa Senhora.

As comemorações de aniversário com atividades diversas como as da época do saudoso Boneli (então presidente do Consabs), falecido em 2010, parece que ficaram mesmo para trás. De alguma forma, os eventos de Boneli reuniam entidades, empresários e escolas ao redor das comemorações.

Aos poucos esses eventos estão acabando. Já vimos o fim do bloco de carnaval “A Lapa Somos Nóis” se dissolver e seus sucessores ressurgirem no jovem Bloco do Bagaça, que procura dar continuidade a tradição do carnaval de bairro. Este ano ficamos sem a festa julina comunitária Arraiá da Lapa, que também virou tradição pelas mãos do falecido Boneli.

Mas temos que fazer justiça. O aniversário da Lapa que é neste domingo, 12 de outubro, será lembrado, sim, em uma Feira de Artes organizada pelo Centro Cultural Pompeia, só que será em novembro.

De lembrança pelo aniversário da Lapa deste 12 de outubro ficam as mensagens deixadas nesta edição. De resto, é aproveitar o domingo, dia da padroeira, e rezar pela união de todos em manter viva a história do bairro. Parabéns Lapa!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA