Cidade avança na coleta seletiva

0
952

São Paulo vive momento marcado por seguidos e significativos avanços na gestão de resíduos, sendo o exemplo mais recente dessa etapa de conquistas a expansão da coleta seletiva. No último mês, dez distritos foram incorporados à relação dos que recebem o serviço: Jardim São Luís, Cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e Tucuruvi. Ao todo são 85 distritos contemplados e 4,7 milhões de munícipes atendidos.

Na região da Subprefeitura Lapa, a coleta está sendo universalizada, ou seja, realizada em todas as ruas, nos seis distritos: Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Perdizes, Lapa e Vila Leopoldina. Somente no último mês, cerca de um milhão e cem mil paulistanos passaram a ser contemplados.  É como se toda a população de Guarulhos, segundo maior município do Estado, fosse atendida de maneira universal.  

A ampliação é desdobramento de políticas públicas adotadas na atual gestão, que tem entre os principais objetivos fazer com que São Paulo, que registrava apenas 1,8% de coleta seletiva no primeiro semestre de 2014, atinja 10% até 2016. Além disso, a ampliação está diretamente ligada à inauguração de duas centrais mecanizadas de triagem: Ponte Pequena e Santo Amaro, respectivamente, em junho e julho deste ano.

Cada uma pode processar 250 toneladas de resíduos por dia. Outras duas unidades, com igual potencial para processamento, serão inauguradas nos próximos dois anos. A necessária adesão da população, informando-se sobre os dias de coleta e separando os resíduos secos dos orgânicos, garantirá que as centrais atinjam esses números.

Silvano Silvério da Costa é presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA