Hora da escolha

0
905

Neste domingo voltamos às urnas para eleger o Presidente da República para os próximos quatro anos. Neste segundo turno temos duas opções, o tucano Aécio Neves e a petista Dilma Roussef. Ex-governador de Minas Gerais e senador, Aécio Neves concorre pela primeira vez ao cargo; Dilma disputa a reeleição.

Aécio promete dar continuidade aos programas sociais em andamento, em especial ao Bolsa Família que atende a população de baixa renda. O tucano se apresenta como uma promessa das mudanças (que motivaram as manifestações de junho de 2013) e o combate a corrupção. Dilma também diz que os programas sociais de seu governo estarão garantidos se reeleita. Ela termina seu primeiro mandato com vários escândalos e denúncias de corrupção dentro do seu governo. Nos últimos dias de campanha, Dilma também afirmou que vai combater os corruptos em novo mandato. 

Ao contrário de Aécio Neves (PSDB), Dilma, não veio à Lapa. O lugar mais perto que a petista chegou foi a PUC, em Perdizes. Aliás, o encontro com intelectuais marcado para 19h de segunda-feira, só começou 22h30 com sua chegada. Em seu discurso, a presidente–candidata disse que os brasileiros são responsáveis por manter o Brasil no rumo certo. Ou seja: reelegê-la. 

No primeiro turno Aécio Neves passou por aqui. O tucano visitou o canteiro de obra do Jardim Perdizes, ao lado do viaduto Pompéia, 6 horas da manhã. Não atrasou. Lá fez o corpo-a-corpo, conversou, tirou fotos e tomou café da manhã com trabalhadores da construção civil. Prometeu retomar o crescimento do País, rever o fator previdenciário e garantir as conquistas trabalhistas com aumento real de salários. Comendo pelas beiradas, o tucano mineiro ficou à frente da petista neste segundo turno, mas esta semana as últimas pesquisas mostram Dilma a frente de Aécio. Como a cada dia temos uma novidade, Aécio e Dilma disputam cada voto até domingo, dia da eleição. Faz tempo que o brasileiro não vive um momento eleitoral tão emocionante. 

É verdade que a Lapa é um reduto tradicionalmente tucano. Assim revelam as urnas. Talvez por isso, a coligação Muda Brasil não intensificou o corpo a corpo com Aécio por aqui. Talvez pelo mesmo motivo, os petistas também não agendaram nada na Lapa.

No segundo turno, Aécio voltou à região e passou pela Lapa de Baixo, no Espaço do Bosque, onde recebeu o apoio oficial da ex-senadora Marina Silva (PSB), terceira colocada no primeiro turno com mais de 22 milhões de votos. A promessa de mudança do tucano recebeu não só o apoio da ex-senadora, mas de boa parte de outros partidos, como o PV de Gilberto Natalini e o PHS do vereador Laércio Benko e o PPS de Soninha e Carlos Fernandes. 

Se fosse pela Lapa, Perdizes e Pompeia, Aécio estaria eleito em primeiro turno (na 2ª Zona Eleitoral o tucano teve quase 63% dos votos válidos e na  250 da região Lapa mais de 59% dos votos válidos). Se dependesse das curtidas do Facebook, Aécio também estaria eleito na tarde da última sexta-feira. Sua página registrava  3.297.175  curtidas e o Face de Dilma tinha 1.822.256 curtidas. Os números foram colhidos às 18h23 de sexta-feira. 

A eleição dominou as rodas de conversas durante a semana. Chegou a hora da escolha. Pense bem. 

COMPARTILHE
Artigo anteriorACONTECE
Próximo artigoLAPA MUNDI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA