Jardim Humaitá ganha Centro de Reabilitação

0
2441

Foto:

Linamara e Alckmin descerram a placa do Centro de Reabilitação escrita também em braile

O governador Geraldo Alckmin realizou no sábado, 13, Dia Nacional do Cego, a cerimônia de lançamento do Serviço de Reabilitação da Rede Lucy Montoro para Atendimento de Pessoas com Deficiência Visual no Jardim Humaitá. Trata-se da primeira de seis unidades previstas para atendimento específico de pessoas cegas ou com deficiência visual. A cerimônia de lançamento contou com a presença também da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, do deputado estadual Marcos Zerbini e seu assessor Fábio Riva, entre representantes de entidades de apoio aos portadores de deficiência.

O governador Geraldo Alckmin lembrou o cenário onde foi implantado o serviço de reabilitação. “Aqui era um terreno abandonado com uma casinha no fundo e local de ponto de drogas. Agora mudou: vai ser um local de luz, de saúde para atender quem precisa, tem 7 milhões de pessoas com problemas de visão para atendimento. com equipes multidisciplinares e todas as profissões aqui unidas para atendimento clinico, consultórios, prevenção, tecnologia, qualificação profissional, empregabilidade, acessibilidade”, explica o governador. Foram investidos R$ 12 milhões nas instalações do Centro.

Para a secretária Linamara, o serviço de reabilitação recém-lançado representa um avanço para a inclusão das pessoas com deficiência visual. “Vamos construir um programa que possa alcançar todo o Estado, para dar assistência aos 7,3 milhões de brasileiros que moram em São Paulo e que tem algum tipo de deficiência visual. Nós também queremos mostrar para todos que passem neste espaço, para todos os moradores desta região o direito de sentir e viver a vida a partir da deficiência visual. Garantir os direitos de todos cidadãos significa ter acesso amplo a área da saúde, formação profissional, educação de qualidade e tecnologias para a inclusão social”, destacou. (BP)

Conheça a estrutura
Construído em uma área de 2.735 metros quadrados, o Centro de Reabilitação contará com espaço para o Acessa São Paulo, consultórios médicos, biblioteca, brinquedoteca, quadra poliesportiva, exposição de ajudas técnicas para pessoas com deficiência e salas para oficina de costura, pintura, bijuteria e cerâmica. A unidade terá equipe multidisciplinar composta por 50 funcionários, entre oftalmologista, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, professor de orientação e mobilidade, educador físico, entre outros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA