LAPA MUNDI

0
995

Mudanças na SubLapa
As mudanças na Subprefeitura Lapa continuam com a chegada do novo subprefeito José Antonio Varella Queija. Antonio Massola Tavares assume a Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, no lugar de Manoel Francisco Alcântara que era da Subprefeitura de Perus e foi nomeado por indicação da ex-subprefeita Jackeline. Roberta Leme Schiazza substitui a assessora de Comunicação Adriana Alkimin; Edson dos Santos Carvalho é o novo Coordenador da Defesa Civil, cargo que estava vago, e Siusaku Hirashima assessor Técnico no lugar de Jales Cobra Leite. 

Prestígio
Queija faz parte da cota de indicação do vereador Eliseu Gabriel. Os comentários nos corredores da política é que o prefeito atendeu a indicação não só por que o vereador faz parte da base de apoio, mas também pelo grande apreço que o prefeito tem por Eliseu. 

Política
Corre pelos bastidores políticos que José Carlos Arrojo, que circulou pela Lapa no período da campanha, e foi chefe de gabinete da Subprefeitura Perus, é um nome forte para assumir a Sub Pinheiros. Vamos aguardar…    Ciclovias
Parece que o prefeito notou que as ciclovias e ciclofaixas estão subutilizadas em várias partes da Cidade. A partir de agora os usuários de cadeiras de rodas, triciclos, quadriciclos, patins, patinetes, skates podem circular pelos 204 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, ou quase isso. É que alguns trechos tem declive perigosos como o da João Ramalho, em Perdizes, e não dá para circular. Antes proibida, a circulação foi autorizada na terça-feira (15) por um  decreto de Haddad, publicado no Diário Oficial da Cidade (DOC). A medida também beneficia usuários de bicicletas de carga, com ou sem reboque atrelado e ainda veículos de propulsão elétrica, não comparados a ciclomotores, como cadeiras de roda motorizadas. Vamos ver no que vai dar.

Ocupação 
O decreto de Haddad mata dois coelhos com uma só cajadada: dá ocupação às ciclovias e abre caminho para tirar os cadeirantes das calçadas inadequados e esburacadas que, sem alternativa, correm perigo tendo de passar pela rua. 

Mesa diretora
O vereador Paulo Frange (PTB) foi eleito o 2º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal para 2015. Antônio Donato (PT) foi eleito presidente e sucederá José Américo, também do PT, que presidiu o Legislativo por 2 anos. A escolha dos integrantes da nova mesa ocorreu em sessão extraordinária na segunda-feira (15/12). Além de Frange e de Donato foram escolhidos Edir Sales (PSD) para a 1ª vice-presidência, Toninho Paiva (PR) para a 2ª vice-presidência, Aurélio Nomura (PSDB) para a 1ª secretaria; Eduardo Tuma (PSDB) para 1ª suplência e Noemi Nonato (PROS) para 2ª suplência. Os vereadores elegeram ainda Dalton Silvano (PV) para a Corregedoria Geral da Câmara. A posse da nova Mesa Diretora e do corregedor ocorre no dia 1º de janeiro de 2015.

De fora
Os vereadores Gilberto Natalini (PV) e Ricardo Young (PPS) ficaram de fora da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Em nota explicaram o motivo da ausência em plenário no dia 15, pois têm como objetivo honrar os compromissos assumidos no Manifesto por mais Produtividade na Câmara Municipal de São Paulo que exigia o comprometimento dos candidato com itens como a não derrubada de sessões ordinárias e uso mais racional de instrumentos como o Congresso de Comissões. Como não houve por parte dos candidatos a disposição em comprometer-se para que em 2015 a Câmara assuma uma conduta de maior autonomia em relação ao Executivo, dando prioridade aos interesses da cidade, Young e Natalini optaram por não votar na eleição da mesa.

Produtividade
Com um orçamento de R$ 574 milhões por ano, a Câmara tem um custo diário de R$ 1,4 milhão, muito superior ao orçamento de muitas empresas de grande porte. Diante dos números, os parlamentares reivindicam mais produtividade e independência à nova mesa. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA