Parque Villa-Lobos ganha biblioteca com 4 mil metros

0
1117

Foto:

Alckmin participa da inauguração da biblioteca que terá mais de 15 mil livros

O governador Geraldo Alckmin inaugurou em 20 de dezembro a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001), ao lado do Orquidário Ruth Cardoso. Com funcionamento de terça a domingo, das 10h às 19h, a nova Biblioteca contou com um investimento total de R$ 9,2 milhões e está instalada em uma área de 4 mil m². O foco do acervo, que hoje já conta com mais de 15 mil títulos, é literatura, atualidades e meio ambiente. O novo equipamento tem como principal objetivo promover a literatura e estimular a leitura, oferecendo um ambiente aconchegante, com programação cultural intensa e informação em várias mídias – incluindo jogos eletrônicos – como estratégia para atrair o público.

Na BVL o sócio terá acesso a duas horas de uso do computador por dia para navegar na internet, ouvir música ou assistir filmes do acervo. O espaço também oferecerá wi-fi de graça para os visitantes. Além do acesso à internet gratuita, o público encontrará equipamentos modernos, como os livros eletrônicos (Kindles) e acervo atualizado, com lançamentos do mercado editorial brasileiro, best-sellers e livros para todas as faixas etárias – desde bebês até adultos. Constam no catálogo DVDs de filmes e musicais, histórias em quadrinhos (HQs), além de jornais e revistas. Obras sobre Heitor Villa-Lobos e Cândido Portinari, patronos do parque, também estão à disposição.

O espaço conta ainda com jogos de tabuleiro, games para computador, RPG e brinquedos. O acervo da BVL será circulante, ou seja, oferece serviço contínuo de empréstimo de livros, site com catálogo on-line, reserva de títulos presencial e on-line, serviço de sugestão e indicação de novos títulos efetuados pelos sócios. O crescimento do acervo será de três mil unidades por ano. A biblioteca oferece uma programação com atividades culturais como oficinas, cursos, saraus, contação de histórias e clube de leitura, voltados para todos os públicos.

Pessoas com deficiência também terão acesso integral a todos os ambientes e ao acervo, com auxílio de equipamentos especializados e funcionários treinados. Entre os aparelhos de tecnologia assistiva estão folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braile, teclado e mouses adaptados, computador com leitor de tela e ampliador de caracteres.

Aos domingos, desde o lançamento do projeto em março passado, o programa Domingo no Parque vem sendo realizado ao lado das instalações da biblioteca para introduzir atividades relacionadas ao livro e à leitura no espaço. 

A programação acontece em tendas, incluindo contação de histórias e mediação de leitura. O Domingo no Parque atrai centenas de pessoas para o local a cada edição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA