Defesa Civil reforça combate ao mosquito da dengue

0
1623

Foto:

Por auto-falante os carros da Defesa Civil reforçam a campanha contra o mosquito

O Plano Municipal de Combate ao Aedes-Aegypti ganhou reforço esta semana com a integração de equipes da Defesa Civil. Pelos alto-falantes, os carros passam pelas ruas da subprefeitura transmitindo mensagens sobre como prevenir a dengue e eliminar os possíveis criadouros do mosquito. Além disso, panfletos são distribuidos com a indicação das principais dicas para o combate do vetor e os principais sintomas das doenças. O plano é para orientar a comunidade a conter o avanço do mosquito que além da dengue também é transmissor da chikungunya.

Na quinta-feira, o secretário-adjunto de saúde, Paulo Puccini, apresentou o segundo balanço do ano sobre a situação da dengue até a quarta semana epidemiológica. No período de 4 a 31 de janeiro, 1.368 casos foram notificados e 220 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 743 casos notificados e, destes, 81 autóctones confirmados. Um óbito está em análise.

Já para a febre chikungunya, não há registro de casos autóctones neste ano, mas foram registrados três casos importados (contaminação fora do município).

Até quinta-feira, dados preliminares já dentro da sexta semana epidemiológica, mostram que a região da Subprefeitura Lapa teve confirmado 22 casos de dengue: 9 em Perdizes, 4 na Lapa, 3 na Barra Funda, 3 na Jaguara, 2 na Leopoldina e um no Jaguaré. Os dados são de um levantamento feito pela Supervisão de Vigilância em Saúde Lapa-Pinheiros (SUVIS) da Secretaria Municipal de Saúde.

Devido à crise hídrica, o supervisor de Suvis, João Carlos Foganholo, alerta para cuidados com o armazenamento correto de água. “As caixas e reservatórios devem ser mantidas fechadas, com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro para evitar a reprodução do mosquito que além do vírus da dengue também é o transmissor do vírus chikungunya, o CHIKV”.

A comunidade pode ajudar na eliminando possíveis criadouros de mosquito com água limpa, parada, desde uma tampinha de refrigerante, pratos de plantas ou caixas e baldes d’água descobertas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA