Perigo e Oportunidade

0
1110

A ausência de chuvas já vem desde 2014 e como medida preventiva o governo estadual deveria ter informado a população e implantado uma ampla campanha educativa de economia de água. Infelizmente isso não aconteceu, e nosso sistema de abastecimento está em estado de emergência ameaçando a segurança hídrica da população da Região Metropolitana de São Paulo. Essa situação exige esforço e mudança de comportamento de toda sociedade. Então, vamos aproveitar o mês de março, mês das Águas, e dar a devida atenção a gestão da água em nossas casas, escolas e trabalho.

Desde o ano passado mudamos alguns hábitos lá em casa e conseguimos reduzir o consumo. Resultado: a conta de água passou de uma média de R$70,00 para R$25,00. É verdade que já fazia parte da nossa rotina tomar banho de até 5 minutos, armazenar água da máquina de lavar roupa e captar água de chuva para lavar quintal e regar plantas. Mas no início de 2015 novas atitudes foram incorporadas como utilizar bacias nos chuveiros e reutilizar a água com sabão para descargas e também bacia na pia da cozinha para captar a água e reutilizar para regar as plantas. Agora será instalada uma nova cisterna com filtro e cloração para armazenar 480 litros, caso haja um cenário de rodizio mais severo do que o anunciado recentemente. 

Minha família percebeu que alterar pequenos hábitos nos deu também a oportunidade de cuidar melhor desse precioso recurso natural, a ÁGUA! 

Mônica Pilz Borba é pedagoga e gestora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA