Donos reclamam de furto dos portões de túmulos

0
1410

Foto:

Portões de bronze dos túmulos do Cemitério da da Lapa viram alvos de ladrões assim

O roubo dos portões de bronze dos túmulos virou rotina no Cemitério da Lapa. Cerca de 130 peças já foram furtadas. Segundo relatos de donos de jazigos, 78 portões foram levados só entre 26 de fevereiro e 2 de março.

A dona de um túmulo (quadra 82, número 4), Elvira Marques Pedro e seus familiares contam que roubaram o portão de bronze.  “Construímos o túmulo em 2000. Após cerca de um ano roubaram dois vasos de bronze e uma cruz. Em 2014 arrombaram a fechadura e agora um portão de bronze com o Sagrado Coração de Jesus”, relata a filha de uma proprietária de túmulo.  Assim como ela, outros proprietários também reclamam.

Segundo uma jardineira autônoma que trabalha há cerca de 30 anos no cemitério, de 25 para 26 de fevereiro furtaram cerca de 70 portões. De domingo para segunda-feira (2), outros 8 portões foram furtados durante a noite. “Quase todos os portões já foram roubados. O roubo é a noite. Eles já foram vistos passando os portões por baixo do portão de entrada da Rua Barbalha e ninguém pega”, relata a jardineira.

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) informa que todas as ocorrências estão sendo registradas pelo administrador do Cemitério Lapa na 91ª Delegacia Policial, mas até o momento não foram recuperadas as peças furtadas. A Guarda Civil Metropolitana (GCM), em ação conjunta com o Departamento de Segurança e Fiscalização do Serviço Funerário do Município de São Paulo, tem efetuado operações com bons resultados no flagrante e recuperação das peças. Entretanto, os ladrões estão sendo liberados quase que imediatamente após a entrada no distrito policial, sob a alegação de que por estar fora do cemitério não configura flagrante, apesar de portarem dezenas de peças de bronze. Vale ressaltar que, os furtos tem aumentado em todas as necrópoles e o Serviço Funerário busca alternativas para inibição, mas  é preciso que a polícia civil investigue a destinação do material furtado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA